Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38266
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Adriana Maria Tenuta de Azevedopt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8545870038468318pt_BR
dc.contributor.referee1Maria Beatriz Nascimento Decatpt_BR
dc.contributor.referee2Norma Barbosa de Lima Fonsecapt_BR
dc.creatorMarília Lacerda Mendonça da Silvapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4158462429504967pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-04T22:50:03Z-
dc.date.available2021-10-04T22:50:03Z-
dc.date.issued2021-06-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38266-
dc.description.abstractUnder the functionalist perspective of linguistic studies, this research aims to investigate different notions attributed to the grammatical category of subject by elementary and high school students, in syntactic analyses, since there are some semantic, syntactic and pragmatic divergences between what is observed in practice and what is prescribed by normative grammars. In this sense, the work aims at (a) investigating in which contexts of manifestation of the subject students have more difficulty in identifying it, (b) attesting whether subjects regarded as prototypical tend to be more easily recognized and (c) verifying which notion of subject is the most used by students to identify the term in a linguistic structure. It was possible to detect the notions of subject most used by them in the syntactic analysis and the main difficulties displayed in identifying the term. The results revealed that students have greater difficulty in recognizing non-prototypical subjects or subjects with a low degree of prototypicality, in addition to subjects realized by more complex structures.pt_BR
dc.description.resumoNa perspectiva funcionalista dos estudos linguísticos, a pesquisa teve como escopo a investigação de diferentes noções atribuídas à categoria gramatical de sujeito por alunos dos ensinos fundamental e médio, em análises sintáticas, visto que se apresentam algumas divergências de ordem semântica, sintática e pragmática entre o que é observado na prática e o que é prescrito pelas gramáticas normativas. Nesse sentido, o trabalho visou a (a) investigar em que contextos de manifestação do sujeito os alunos apresentam mais dificuldade para sua identificação, (b) atestar se sujeitos tidos como prototípicos tendem a ser mais facilmente reconhecidos e (c) verificar que noção de sujeito é a mais utilizada pelos alunos para identificarem o termo em uma estrutura linguística. Foi possível detectar as noções de sujeito mais utilizadas por eles no processo de análise sintática e as principais dificuldades exibidas na identificação do termo. Os resultados revelaram que os alunos apresentam maior dificuldade no reconhecimento do sujeito não prototípico ou com baixo grau de prototipicidade, além de sujeitos realizados por estruturas mais complexas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Linguísticospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectNoções de Sujeitopt_BR
dc.subjectPrototipicidade pt_BR
dc.subjectGramáticapt_BR
dc.subjectEnsino fundamentalpt_BR
dc.subjectEnsino médiopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Gramáticapt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Sujeito e predicadopt_BR
dc.subject.otherLíngua portuguesa – Métodos de ensinopt_BR
dc.titleA noção de sujeito para além das gramáticas e a perspectiva de alunos dos ensinos fundamental e médio: teoria x práticapt_BR
dc.title.alternativeThe notion of the subject beyond grammars and the perspective of elementary and high school students: theory x practicept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Dissertação oficial Marília Lacerda.pdfA NOÇÃO DE SUJEITO PARA ALÉM DAS GRAMÁTICAS E A PERSPECTIVA DE ALUNOS DOS ENSINOS FUNDAMENTAL E MÉDIO: teoria x prática2.64 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons