Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38286
Type: Dissertação
Title: Estudo da absorção de energia em diferentes geometrias de estruturas de paredes finas em aço DP600 submetidas a compressão progressiva dinâmica para uso na indústria automobilística
Other Titles: Energy absorption study in different thin walled DP600 steel structural geometries submitted to dynamic progessive compression for use in the automotive industry
Authors: Marcello de Oliveira Gomes
First Advisor: Paulo César de Matos Rodrigues
First Co-advisor: Frederico de Castro Magalhães
First Referee: Wellington Lopes
Second Referee: Henrique da Cruz Amaral
Abstract: As estruturas de paredes finas são largamente utilizadas na indústria automobilística para construção de carrocerias. Durante uma colisão, são responsáveis por absorver a energia mecânica do impacto pela sua deformação, minimizando a carga transferida aos ocupantes, conceito conhecido como crashworthiness. A geometria das estruturas, tipos de materiais empregados e métodos construtivos possuem influência na maneira como ela se comporta. Para avaliar a influência da geometria das peças este estudo foi divido em três etapas. A primeira delas visa a correta caracterização do material e suas propriedades mecânicas, químicas e microestruturais. A segunda, fornece uma base teórica indicando a diferença de resistência da estrutura devido à geometria, calculadas analiticamente com conceitos de flambagem de colunas e flambagem de placas. Finalmente, na terceira, são obtidas as taxas de deformação e mensuradas as características de deformação progressiva dinâmica utilizando uma barreira rígida móvel, acelerômetros e câmeras de alta velocidade. As estruturas de paredes finas foram todas baseadas no mesmo conceito inicial e mesmo método construtivo. A peça base possui corrugados, iniciadores de deformação ao longo do seu comprimento, para auxílio no controle do carregamento excêntrico. O segundo tipo de peça exibe iniciadores de deformação adicionais e carregamento também excêntrico. O terceiro tipo de peça tem um aumento de espessura, menor comprimento e mudança na sua extremidade a fim de se obter um carregamento axial. As peças testadas foram fabricadas em aço DP600, e as estruturas com carregamento axial não apresentaram tendência à flambagem global, resultando em maior força de reação e sendo capaz de absorver toda a energia do impacto proposto em menor tempo. Concluiu-se também que é possível reduzir a influência do carregamento excêntrico pelo correto posicionamento de iniciadores de deformação. Estes resultados indicam pontos importantes para o projeto de tais estruturas, ossibilitando ganhos em massa, custos e aumento da proteção aos consumidores finais.
Abstract: Thin-walled structures are widely used in the automobile industry for body construction. During a collision, they are responsible for absorbing the impact mechanical energy by its deformation, minimizing the load transferred to the occupants, a concept known as crashworthiness. The geometry of the structures, materials used and construction methods have an influence on the way it behaves. To assess the influence of the pieces’ geometry, this study was divided into three different stages. The first one aims at the correct characterization of the material and its mechanical, chemical and microstructural properties. The second, provides a theoretical basis indicating the difference in strength of the structure due to geometry, calculated analytically with concepts of column and plate buckling. Finally, in the third, strain rates are obtained and the characteristics of dynamic progressive buckling are measured using a rigid mobile barrier, accelerometers and high-speed cameras. The thin-walled structures were all based on the same initial concept and the same construction method. The base part has corrugations, deformation initiators along its length and eccentric loading. The second part brings additional deformation initiators and also eccentric loading. The third part has an increase in thickness, shorter in length and a change in its end in order to obtain an axial loading. The tested parts were manufactured in DP600, and the structures that were axially loaded did not show a tendency to global buckling, resulting in greater reaction force and being able to absorb all the energy of the proposed impact in less time. It was also concluded that it is possible to reduce the influence of eccentric loading by the correct positioning of deformation initiators. These results indicate important points for the design of such structures, enabling mass and costs reductions and increased protection for final consumers.
Subject: Engenharia mecânica
Metais - Deformação
Paredes finas - Estruturas
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA MECÂNICA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Engenharia Mecanica
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38286
Issue Date: 21-May-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado



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