Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38291
Type: Monografia (especialização)
Title: Proposta de implantação de um planejamento estratégico em uma organização privada de ensino superior
Authors: Nayara Ferreira Gomes Menezes
First Advisor: Francisco Vidal Barbosa
First Referee: João Guilherme Magalhães
Abstract: Uma vez estabelecidos os objetivos de uma empresa, os gestores contam com o auxílio do planejamento estratégico para atingi-los, considerando que esta ferramenta possibilita definir a melhor direção a ser seguida. Este estudo propõe a implementação do planejamento estratégico em uma instituição de ensino superior no intuito de responder a seguinte questão: de que maneira o planejamento estratégico pode contribuir para a gestão de uma organização de ensino superior? A fim de responder a questão, com base na pesquisa descritiva realizada e no estudo de caso elaborado para descrever, diagnosticar e aplicar os conceitos teóricos apresentados no estudo, mediante uma abordagem qualitativa. Portanto, o presente estudo compreende apresentar, conforme o contexto da empresa, seus pontos fortes e fracos, bem como as oportunidades e ameaças no ambiente externo, identificando viabilidades de maximização dos pontos fortes e de mitigar os pontos fracos. Após identificar os objetivos da empresa, as estratégias para alcança-los foram determinadas, elucidando um plano de ação para cada estratégia apresentada.
Abstract: Once a company's objectives are entrenched, managers rely on the help of strategic planning to achieve them, since this tool makes it possible to define the best direction to pursue. This study proposes the implementation of strategic planning in a higher education institution to answer the following question: how can strategic planning contribute to the management of a higher education organization? To answer the question, based on the descriptive research carried out and on the case study designed to describe, diagnose, and apply the theoretical concepts presented in the study, through a qualitative approach. Therefore, this study comprises declares, according to the company's context, its strengths, and weaknesses, along with the opportunities and threats in the external environment, identifying the feasibility of maximizing strengths and mitigating weaknesses. After identifying the company's objectives, strategies to achieve them were determined, elucidating an action plan for each strategy presented.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Curso de Especialização em Gestão Estratégica
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38291
Issue Date: 19-Jul-2021
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica



This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons