Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38303
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Maria do Carmo de Freitas Veneroso | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-06T15:44:40Z | - |
dc.date.available | 2021-10-06T15:44:40Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.volume | 7 | pt_BR |
dc.citation.issue | 15 | pt_BR |
dc.citation.spage | 24 | pt_BR |
dc.citation.epage | 32 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1647-7316 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38303 | - |
dc.description.abstract | In this article, we establish a dialogue between the artist’s book Unheimlich: Brazilian popular imagination (2006) and the naturalist, mathematician and French writer Georges-Louis Leclerc, Comte de Buffon’s work Histoire naturelle, générale et particulière, avec la description du Cabinet du Roy (1749). Seeking to approach art and science, it proposes a dialogue between Corrêa’s Ondina, and Buffon’s Child monstrous by the transposition of the viscera, noting that, while art appropriates and subverts images generated from scientific observation, science uses artistic procedures for different modes to register reality. | pt_BR |
dc.description.resumo | Nesse artigo estabelece-se um diálogo entre o livro de artista Unheimlich: imaginário popular brasileiro (2006) e a obra Histoire naturelle, générale et particulière, avec la description du Cabinet du Roy (1749), do naturalista, matemático e escritor francês Georges-Louis Leclerc, conde de Buffon. Buscando aproximar arte e ciência, é proposto um diálogo entre Ondina, de Corrêa, e Criança monstruosa pela transposição das víceras, da obra de Buffon, notando-se que, ao mesmo tempo em que a arte se apropria e subverte imagens geradas a partir da observação científica, a ciência utiliza procedimentos artísticos para obter diferentes modos de registro da realidade. | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | EBA - DEPARTAMENTO DE ARTES PLÁSTICAS | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Revista: Estúdio, artistas sobre outras obras | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Walmor Corrêa | pt_BR |
dc.subject | Buffon | pt_BR |
dc.subject | Arte e ciência | pt_BR |
dc.subject.other | Corrêa, Walmor, 1957- | pt_BR |
dc.subject.other | Buffon, Georges Louis Leclerc, comte de, 1707-1788 | pt_BR |
dc.subject.other | Livros artísticos | pt_BR |
dc.subject.other | Arte e ciência | pt_BR |
dc.title | O encontro do imaginário no diálogo entre a obra Unheimlich de Walmor Corrêa e a Histoire naturelle de Buffon: uma aproximação entre arte e ciência | pt_BR |
dc.title.alternative | Encountering the Imaginary in the dialogue between Walmôr Corrêa’s Unheimlich and the Histoire naturelle de Buffon: an approach between art and science | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0003-2851-9392 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
O encontro do imaginário no diálogo entre a obra Unheimlich de Walmor Corrêa e a Histoire Naturelle de Buffon.pdf | 169.34 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.