Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/38314
Tipo: | Dissertação |
Título: | Maria Lúcia Godoy e a canção brasileira de câmara: dados biográficos, análise e edição de performance do Tríptico da saudade de Francisco Mignone (1897-1986), dedicado à artista. |
Autor(es): | Maria da Penha Vasconcelos Batista Sabeti |
Primeiro Orientador: | Mauro Camilo de Chantal Santos |
Primeiro membro da banca : | Angelo José Fernandes |
Segundo membro da banca: | Patrícia Valadão Almeida de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Patrícia Valadão Almeida de Oliveira |
Resumo: | Esta dissertação consta de dados sobre a trajetória da cantora lírica Maria Lúcia Godoy, nascida em Minas Gerais e reconhecida como uma das maiores representantes da canção brasileira de câmara. Apontaremos dados referentes à sua vida e carreira durante sete décadas de atividades ininterruptas dedicadas ao canto em vernáculo, incluindo estreias de obras nacionais, gravações em áudio, informações sobre sua produção literária e, ainda, dados sobre sua presença em momentos históricos. Além disso, integra este trabalho uma análise e edição da obra Tríptico da Saudade (1976), conjunto de três canções compostas por Francisco Mignone com dedicatória à artista. |
Abstract: | This dissertation contains details of the career of lyrical singer Maria Lúcia Godoy, born in Minas Gerais, Brazil, and recognized as one of the greatest figures in the Brazilian Art Song. We will point out details of her life and career during seven decades of uninterrupted work dedicating to vernacular singing, including national premieres, audio recordings, information about her literary production, and also details about her participation in historical moments. In addition, this work includes an analysis and edition of Tríptico da saudade (1976), a set of three songs composed by Francisco Mignone with dedication to the artist. |
Assunto: | Performance musical Música de câmara - Brasil Música - Análise, apreciação Maria Lúcia Godoy, 1929- Mignone, Francisco, 1897-1986 |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | MUSICA - ESCOLA DE MUSICA |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Música |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38314 |
Data do documento: | 21-Jul-2020 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Maria da Penha V. B. Sabeti 22-09-21.pdf | MARIA LÚCIA GODOY E A CANÇÃO BRASILEIRA DE CÂMARA: DADOS BIOGRÁFICOS, ANÁLISE E EDIÇÃO DE PERFORMANCE DO TRÍPTICO DA SAUDADE DE FRANCISCO MIGNONE (1897-1986), DEDICADO À ARTISTA | 7.66 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons