Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38355
Type: Artigo de Evento
Title: A literatura no currículo de formação de professoras no PNAIC
Authors: Maria Carolina da Silva Caldeira
Abstract: Este trabalho tem como objetivo analisar como a literatura e a leitura literária estiveram presentes no currículo de formação docente proporcionado pelo Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). Com base em entrevistas realizadas em 2015 com formadoras, orientadoras de estudos e professoras cursistas vinculadas à UFMG, analiso os saberes acionados, as relações de poder estabelecidas e as posições de sujeito demandadas nesse currículo. Partindo das contribuições teóricas de Michel Foucault, mostro como esse currículo operava com pressupostos do discurso de letramento literário, com destaque para dois elementos principais: a importância da leitura literária no currículo de formação docente e no currículo da alfabetização de crianças; e as possibilidades de articulação da literatura com outros artefatos para produzir práticas diferentes e interdisciplinares no currículo. Argumento que esse modo de narrar a literatura e a leitura literária – na medida em que articula elementos de diversos discursos – inserem as professoras em determinadas relações de poder e demandam a “posição de sujeito” professora leitora.
Subject: Currículos
Formação de professores
Literatura
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38355
Issue Date: 2019
metadata.dc.url.externa: http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_34.
metadata.dc.relation.ispartof: Reunião Nacional da ANPED: Educação Pública e Pesquisa: Ataques, Lutas e Resistências
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
A LITERATURA NO CURRÍCULO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORAS DO PNAIC.pdf185.42 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.