A educação patrimonial como instrumento de (re)significação e estímulo ao pertencimento às cidades estigmatizadas

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Universidade Federal de Minas Gerais

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Dissertação de mestrado

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Adriana Mortara Almeida
Verona Campos Segantini

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Como a incorporação da educação patrimonial nas escolas pode contribuir para a (re)construção da identidade cultural em cidades estigmatizadas? Esta é a questão que orienta nossa pesquisa, que tem como objetivo desenvolver estratégias e materiais educativos para a (re)construção da identidade cultural de cidades estigmatizadas. Nosso foco foram escolas municipais de Ribeirão das Neves, mas esperamos que os resultados desta pesquisa possam servir também a educadores de outros municípios com características e desafios semelhantes. Usamos a metodologia de inventário participativo, que busca estimular a comunidade a atuar como protagonista na identificação e valorização de suas referências culturais. Como resultado da pesquisa foi desenvolvido um kit de Educação Patrimonial composto por um livro infantil acessível, jogos e site com versões em libras, audiodescrição e material complementar para o professor. O material didático foi desenvolvido com a participação dos estudantes, por meio do projeto interdisciplinar “Redescobrir e valorizar o lugar onde eu vivo” e com apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFMG foi distribuído em todas as escolas municipais de Ribeirão das Neves. O texto apresenta reflexões sobre a Educação Patrimonial e aponta um caminho para auxiliar no pensamento crítico e na (re)construção da identidade cultural de cidades estigmatizadas, com oportuna ressignificação dos espaços e das memórias. O estudo parte do pressuposto de que é importante ampliar o conhecimento e valorizar o patrimônio local em municípios que têm uma imagem pública negativa, como lugar de violência e de pobreza. Esses fatores fazem com que seus próprios moradores evitem identificação e pertencimento. Assim, encontramos na Educação Patrimonial, em concomitância com a aprendizagem centrada no discente, a possibilidade da recriação de novas narrativas e novos significados. A história não é única e outras histórias devem ser contadas. Esse foi o nosso maior desafio, lançamos uma pequena “semente” de contribuição, que requer preparação, energia, cultivo e tempo para germinação.

Abstract

How can the incorporation of heritage education in schools contribute to the (re) construction of cultural identity in stigmatized cities? This is the question that guides our research, which aims to develop educational strategies and materials for the (re) construction of the cultural identity of stigmatized cities. Our focus was on municipal schools in Ribeirão das Neves, but we hope that the results of this research can also serve educators from other municipalities with similar characteristics and challenges. We use the participatory inventory methodology, which seeks to encourage the community to act as a protagonist in identifying and valuing their cultural references. As a result of the research, a Heritage Education kit was developed, consisting of an accessible children's book, games and a website with versions in pounds, audio description and complementary material for the teacher. The didactic material was developed with the participation of students, through the interdisciplinary project “Rediscovering and valuing the place where I live” and with the support of the Dean of Extension of UFMG was distributed in all municipal schools in Ribeirão das Neves. The text presents reflections on Patrimonial Education and points out a way to assist in critical thinking and in the (re) construction of the cultural identity of stigmatized cities, with timely redefinition of spaces and memories. The study is based on the assumption that it is important to expand knowledge and value local heritage in municipalities that have a negative public image, as a place of violence and poverty. These factors make their own residents avoid identification and belonging. Thus, we find in Heritage Education, in conjunction with student-centered learning, the possibility of recreating new narratives and new meanings. The story is not unique and other stories must be told. This was our biggest challenge, we launched a small contribution “seed”, which requires preparation, energy, cultivation and time for germination.

Assunto

Educação, Educação patrimonial - Estudo e ensino, Educação patrimonial - Métodos de ensino, Patrimônio cultural - Estudo e ensino, Cultura - Estudo e ensino, Comunidade e escola - Ribeirão das Neves (MG), Ribeirão das Neves (MG) - Educação, Ribeirão das Neves (MG) - Patrimônio cultural

Palavras-chave

Educação patrimonial, escola, metodologia de ensino, material didático, cidades estigmatizadas, Ribeirão das Neves

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