Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38374
Tipo: Tese
Título: Construindo entendimentos de ciência na formação de professores por meio de estudos de caso e representações multimodais
Autor(es): Daniela Martins Buccini Pena
Primeiro Orientador: Ana Luiza de Quadros
Primeiro membro da banca : Marcelo Giordan Santos
Segundo membro da banca: Orlando Gomes de Aguiar Junior
Terceiro membro da banca: Salete Linhares Queiroz
Quarto membro da banca: Roberta Guimarães Corrêa
Resumo: A pesquisa em torno da formação de professores de Ciências tem tido grande destaque na literatura especializada da área. Diversas tendências de pesquisa têm sido exploradas pela comunidade especializada da área de ensino de Ciências, estando entre elas as questões relacionadas à natureza, história e filosofia da Ciência e à multimodalidade, que trata dos vários modos de representação e comunicação em sala de aula, tais como gestos, imagens, sons, equações e outros. A partir disso, o objetivo deste trabalho é identificar algumas concepções de Natureza da Ciência que circularam no discurso escrito e falado de professores em formação ao longo da disciplina “Que Ciência é comunicada em sala de aula” e analisar as estratégias que favorecem a evolução dessas concepções. Partimos da hipótese que existem concepções ingênuas envolvendo a Ciência e essas concepções interferem no ensino de Ciências da Natureza. Acreditamos que durante a formação inicial um conjunto organizado de estratégias pode auxiliar na evolução dessas concepções que, por sua vez, podem refletir na prática docente, quando esses professores assumirem salas de aula. Em nossa pesquisa acompanhamos um grupo de graduandos em Química que cursaram uma disciplina que tinha por objetivo o estudo da Ciência na perspectiva de sua natureza. Foram utilizados estudos de caso históricos e contemporâneos e algumas atividades que envolviam multimodalidade e representações multimodais aliadas ao Ensino de Química. O estudo realizado utilizou métodos qualitativos de pesquisa envolvendo o uso de questionários, entrevistas, observação e filmagem das aulas. A análise que fizemos a partir dos dados mostrou que, realmente, um conjunto de atividades organizadas com ênfase em estudos de caso pode melhorar as concepções e o conhecimento da Ciência para quem trabalha com essa Ciência. Defendemos que o uso de estudos de caso não deveria acontecer em apenas uma disciplina ou em algumas poucas disciplinas e sim ser um projeto do curso de formação.
Assunto: Educação
Professores - Formação
Professores de ciências - Formação
Ciência - Estudo e ensino
Ciência - Métodos de ensino
Metodo de casos -
Raciocínio baseado em casos
Atividades criativas na sala de aula
Comunicação na ciência
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38374
Data do documento: 28-Abr-2021
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