Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38374
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dc.contributor.advisor1Ana Luiza de Quadrospt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7595956670871407pt_BR
dc.contributor.referee1Marcelo Giordan Santospt_BR
dc.contributor.referee2Orlando Gomes de Aguiar Juniorpt_BR
dc.contributor.referee3Salete Linhares Queirozpt_BR
dc.contributor.referee4Roberta Guimarães Corrêapt_BR
dc.creatorDaniela Martins Buccini Penapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4620982318434509pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-15T12:34:00Z-
dc.date.available2021-10-15T12:34:00Z-
dc.date.issued2021-04-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38374-
dc.description.resumoA pesquisa em torno da formação de professores de Ciências tem tido grande destaque na literatura especializada da área. Diversas tendências de pesquisa têm sido exploradas pela comunidade especializada da área de ensino de Ciências, estando entre elas as questões relacionadas à natureza, história e filosofia da Ciência e à multimodalidade, que trata dos vários modos de representação e comunicação em sala de aula, tais como gestos, imagens, sons, equações e outros. A partir disso, o objetivo deste trabalho é identificar algumas concepções de Natureza da Ciência que circularam no discurso escrito e falado de professores em formação ao longo da disciplina “Que Ciência é comunicada em sala de aula” e analisar as estratégias que favorecem a evolução dessas concepções. Partimos da hipótese que existem concepções ingênuas envolvendo a Ciência e essas concepções interferem no ensino de Ciências da Natureza. Acreditamos que durante a formação inicial um conjunto organizado de estratégias pode auxiliar na evolução dessas concepções que, por sua vez, podem refletir na prática docente, quando esses professores assumirem salas de aula. Em nossa pesquisa acompanhamos um grupo de graduandos em Química que cursaram uma disciplina que tinha por objetivo o estudo da Ciência na perspectiva de sua natureza. Foram utilizados estudos de caso históricos e contemporâneos e algumas atividades que envolviam multimodalidade e representações multimodais aliadas ao Ensino de Química. O estudo realizado utilizou métodos qualitativos de pesquisa envolvendo o uso de questionários, entrevistas, observação e filmagem das aulas. A análise que fizemos a partir dos dados mostrou que, realmente, um conjunto de atividades organizadas com ênfase em estudos de caso pode melhorar as concepções e o conhecimento da Ciência para quem trabalha com essa Ciência. Defendemos que o uso de estudos de caso não deveria acontecer em apenas uma disciplina ou em algumas poucas disciplinas e sim ser um projeto do curso de formação.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectRepresentações multimodaispt_BR
dc.subjectEstudos de casopt_BR
dc.subjectNatureza da ciênciapt_BR
dc.subjectEnsino de ciênciaspt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherProfessores de ciências - Formaçãopt_BR
dc.subject.otherCiência - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCiência - Métodos de ensinopt_BR
dc.subject.otherMetodo de casos -pt_BR
dc.subject.otherRaciocínio baseado em casospt_BR
dc.subject.otherAtividades criativas na sala de aulapt_BR
dc.subject.otherComunicação na ciênciapt_BR
dc.titleConstruindo entendimentos de ciência na formação de professores por meio de estudos de caso e representações multimodaispt_BR
dc.typeTesept_BR
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