Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38374
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Ana Luiza de Quadros | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/7595956670871407 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Marcelo Giordan Santos | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Orlando Gomes de Aguiar Junior | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Salete Linhares Queiroz | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Roberta Guimarães Corrêa | pt_BR |
dc.creator | Daniela Martins Buccini Pena | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/4620982318434509 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-15T12:34:00Z | - |
dc.date.available | 2021-10-15T12:34:00Z | - |
dc.date.issued | 2021-04-28 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38374 | - |
dc.description.resumo | A pesquisa em torno da formação de professores de Ciências tem tido grande destaque na literatura especializada da área. Diversas tendências de pesquisa têm sido exploradas pela comunidade especializada da área de ensino de Ciências, estando entre elas as questões relacionadas à natureza, história e filosofia da Ciência e à multimodalidade, que trata dos vários modos de representação e comunicação em sala de aula, tais como gestos, imagens, sons, equações e outros. A partir disso, o objetivo deste trabalho é identificar algumas concepções de Natureza da Ciência que circularam no discurso escrito e falado de professores em formação ao longo da disciplina “Que Ciência é comunicada em sala de aula” e analisar as estratégias que favorecem a evolução dessas concepções. Partimos da hipótese que existem concepções ingênuas envolvendo a Ciência e essas concepções interferem no ensino de Ciências da Natureza. Acreditamos que durante a formação inicial um conjunto organizado de estratégias pode auxiliar na evolução dessas concepções que, por sua vez, podem refletir na prática docente, quando esses professores assumirem salas de aula. Em nossa pesquisa acompanhamos um grupo de graduandos em Química que cursaram uma disciplina que tinha por objetivo o estudo da Ciência na perspectiva de sua natureza. Foram utilizados estudos de caso históricos e contemporâneos e algumas atividades que envolviam multimodalidade e representações multimodais aliadas ao Ensino de Química. O estudo realizado utilizou métodos qualitativos de pesquisa envolvendo o uso de questionários, entrevistas, observação e filmagem das aulas. A análise que fizemos a partir dos dados mostrou que, realmente, um conjunto de atividades organizadas com ênfase em estudos de caso pode melhorar as concepções e o conhecimento da Ciência para quem trabalha com essa Ciência. Defendemos que o uso de estudos de caso não deveria acontecer em apenas uma disciplina ou em algumas poucas disciplinas e sim ser um projeto do curso de formação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Representações multimodais | pt_BR |
dc.subject | Estudos de caso | pt_BR |
dc.subject | Natureza da ciência | pt_BR |
dc.subject | Ensino de ciências | pt_BR |
dc.subject.other | Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Professores de ciências - Formação | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Ciência - Métodos de ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Metodo de casos - | pt_BR |
dc.subject.other | Raciocínio baseado em casos | pt_BR |
dc.subject.other | Atividades criativas na sala de aula | pt_BR |
dc.subject.other | Comunicação na ciência | pt_BR |
dc.title | Construindo entendimentos de ciência na formação de professores por meio de estudos de caso e representações multimodais | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Tese - Daniela Buccini.pdf | 2.25 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License