Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38376
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Letramentos e educação: novas perspectivas de análise
Título(s) alternativo(s): Literacy and education: new perspectives of analysis
Letramentos y educación: nuevas perspectivas de análisis
Autor(es): Maria Carolina da Silva Caldeira
Resumo: Há cerca de vinte anos o termo letramento começou a ser divulgado no Brasil. Cunhado nos países de língua inglesa para referir-se àqueles/as que, apesar de alfabetizados/as, não faziam uso social da cultura escrita em suas práticas cotidianas, o termo foi amplamente incorporado nas pesquisas educacionais, fazendo com que novos temas e perspectivas fossem incluídos por pesquisadores/as brasileiros/as. Apesar disso, como afirma Soares (2010, p. 55) “estamos sempre discutindo o que é letramento... e acredito que ainda não chegamos a um consenso”. Tendo em vista esse quadro conceitual de ampliação e incertezas, o livro “Letramentos sociais”, do professor do King´s College London, Brian Street, pode auxiliar em uma complexificação do conceito de letramento, bem como possibilitar ferramentas teórico-analíticas que permitam a ampliação das pesquisas já realizadas no Brasil acerca desse tema.
Assunto: Alfabetização
Letramento
Livros - Resenhas
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p194-201
URI: http://hdl.handle.net/1843/38376
Data do documento: 2017
metadata.dc.url.externa: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10061/8148
metadata.dc.relation.ispartof: Educação: Teoria e Prática
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