Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38376
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Maria Carolina da Silva Caldeira | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-15T14:38:24Z | - |
dc.date.available | 2021-10-15T14:38:24Z | - |
dc.date.issued | 2017 | - |
dc.citation.volume | 27 | pt_BR |
dc.citation.issue | 54 | pt_BR |
dc.citation.spage | 194 | pt_BR |
dc.citation.epage | 201 | pt_BR |
dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.18675/1981-8106.vol27.n54.p194-201 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 1981-8106 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38376 | - |
dc.description.resumo | Há cerca de vinte anos o termo letramento começou a ser divulgado no Brasil. Cunhado nos países de língua inglesa para referir-se àqueles/as que, apesar de alfabetizados/as, não faziam uso social da cultura escrita em suas práticas cotidianas, o termo foi amplamente incorporado nas pesquisas educacionais, fazendo com que novos temas e perspectivas fossem incluídos por pesquisadores/as brasileiros/as. Apesar disso, como afirma Soares (2010, p. 55) “estamos sempre discutindo o que é letramento... e acredito que ainda não chegamos a um consenso”. Tendo em vista esse quadro conceitual de ampliação e incertezas, o livro “Letramentos sociais”, do professor do King´s College London, Brian Street, pode auxiliar em uma complexificação do conceito de letramento, bem como possibilitar ferramentas teórico-analíticas que permitam a ampliação das pesquisas já realizadas no Brasil acerca desse tema. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Educação: Teoria e Prática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Alfabetização | pt_BR |
dc.subject.other | Letramento | pt_BR |
dc.subject.other | Livros - Resenhas | pt_BR |
dc.title | Letramentos e educação: novas perspectivas de análise | pt_BR |
dc.title.alternative | Literacy and education: new perspectives of analysis | pt_BR |
dc.title.alternative | Letramentos y educación: nuevas perspectivas de análisis | pt_BR |
dc.type | Artigo de Periódico | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/educacao/article/view/10061/8148 | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0003-0668-1989 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Periódico |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
LETRAMENTOS E EDUCAÇÃO - NOVAS PERSPECTIVAS DE ANÁLISE.pdf | 261.33 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.