Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38390
Tipo: Artigo de Evento
Título: Intervalos entre a imagem e a escrita
Autor(es): Silvia Amelia Nogueira de Souza
Resumo: O diálogo das artes visuais com a literatura e a poesia se faz presente neste texto, que empreende um exercício de aproximação entre escritos de Ana Hatherly (1995; 2005; 1975), Maria Gabriela Llansol (1985) e a obra Manuscorte, livro da artista visual Sylvia Amélia (2019). No livro Um falcão no Punho, Llansol recria o princípio da geometria plana com a seguinte frase “O texto é a mais curta distância entre dois pontos.” (LLANSOL, 1985, p. 135). Diante da frase original, sabemos que a expressão “linha reta” foi substituída pela palavra “texto”. Sendo, portanto, a escrita ou a leitura (texto) o mais curto intervalo – espacial ou temporal – entre dois pontos. Em sua busca por uma ciência da arte, Kandinsky irá definir o ponto como “a derradeira e única união do silêncio e da palavra”, e prossegue “É por isso que o ponto geométrico encontrou sua forma material em primeiro lugar na escrita – ele pertence à linguagem e significa silêncio.” (KANDINSKY, 1997, p. 17). O texto é o mais curto intervalo entre dois silêncios.
Assunto: Arte
Poesia
Escrita criativa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/38390
Data do documento: Nov-2018
metadata.dc.url.externa: https://onedrive.live.com/?authkey=%21AOqfeSMAivRHMbI&cid=C4141AA6C7DFCFCD&id=C4141AA6C7DFCFCD%21769&parId=root&o=OneUp
metadata.dc.relation.ispartof: Congresso Poéticas da Proximidade
Aparece nas coleções:Artigo de Evento

Arquivos associados a este item:
Não existem arquivos associados a este item.


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.