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http://hdl.handle.net/1843/38390
Type: | Artigo de Evento |
Title: | Intervalos entre a imagem e a escrita |
Authors: | Silvia Amelia Nogueira de Souza |
Abstract: | O diálogo das artes visuais com a literatura e a poesia se faz presente neste texto, que empreende um exercício de aproximação entre escritos de Ana Hatherly (1995; 2005; 1975), Maria Gabriela Llansol (1985) e a obra Manuscorte, livro da artista visual Sylvia Amélia (2019). No livro Um falcão no Punho, Llansol recria o princípio da geometria plana com a seguinte frase “O texto é a mais curta distância entre dois pontos.” (LLANSOL, 1985, p. 135). Diante da frase original, sabemos que a expressão “linha reta” foi substituída pela palavra “texto”. Sendo, portanto, a escrita ou a leitura (texto) o mais curto intervalo – espacial ou temporal – entre dois pontos. Em sua busca por uma ciência da arte, Kandinsky irá definir o ponto como “a derradeira e única união do silêncio e da palavra”, e prossegue “É por isso que o ponto geométrico encontrou sua forma material em primeiro lugar na escrita – ele pertence à linguagem e significa silêncio.” (KANDINSKY, 1997, p. 17). O texto é o mais curto intervalo entre dois silêncios. |
Subject: | Arte Poesia Escrita criativa |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.department: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Rights: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38390 |
Issue Date: | Nov-2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://onedrive.live.com/?authkey=%21AOqfeSMAivRHMbI&cid=C4141AA6C7DFCFCD&id=C4141AA6C7DFCFCD%21769&parId=root&o=OneUp |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Poéticas da Proximidade |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
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