Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38419
Type: Tese
Title: (Re)pensando a sociedade da informação e do conhecimento na periferia: um estudo de caso do Haiti
Other Titles: (Re)thinking the information and knowledge society in the periphery: a case study of Haiti
Authors: Mardochée Ogécime
First Advisor: Maria Aparecida Moura
First Referee: Maria Guiomar da Cunha Frota
Second Referee: Rodrigo Moreno Marques
Third Referee: Juliana Horta de Assis Pinto
metadata.dc.contributor.referee4: Gustavo Silva Saldanha
Abstract: Analisa a sociedade da informação e do conhecimento no Haiti por meio de um olhar crítico sobre as perspectivas que orientam os modelos das suas iniciativas em prol do desenvolvimento socioeconômico. Metodologicamente, trata-se de um estudo de caso que se objetiva entender por que os projetos e programas de informação implementados no Haiti nos últimos anos não têm cumprido suficientemente os objetivos propostos e verificar se eles respondem às demandas específicas do país para normalizar-se no interior desta modalidade de sociedade globalizada. É uma abordagem que busca orientar o estudo da sociedade de informação e do conhecimento para a apreensão dos componentes dos modos de interação do Haiti com a sociedade-mundo; tais componentes abrangem atitudes, representações e práticas culturais e comportamentos econômico-políticos e sociais que envolvem a relação do país com o corpo social globalizado. A epistemologia desta aposta se dimensiona e se configura na cultura informacional que constrói e institui os sentidos: políticos, geopolíticos, sociológicos, antropológicos, educacionais, históricos, técnicos, tecnológicos, socioculturais e econômicos, tanto da ação informacional, como da cultura da informação. Destarte, procede-se à sistematização das evidências decorrentes da implementação deste modelo de sociedade no país para construir e extrair variáveis e indicadores, buscando um esquema interpretativo na direção de uma fenomenologia hermenêutica centrada sobre a experiência e o contexto particulares do Haiti, no intuito de alcançar uma compreensão histórica do fenômeno da sociedade da informação e do conhecimento no país. O diagnóstico deste exercício analítico é abordado a partir da perspectiva crítica da Universalização dos Direitos Humanos por meio dos critérios pautados nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, desdobrados na Agenda 2030; mais precisamente, aquela que pressupõe inserir a matriz organizada pela informação-conhecimento-tecnologia como base estratégica para a consecução do desenvolvimento do país nesta dinâmica de sociedade. Portanto, é apresentada uma reflexão esmiuçada sobre a influência social, política, educacional, cultural e econômica dos projetos e programas que implicam a implementação desta natureza de sociedade no país e, são analisados os modos de institucionalização das relações de poder que envolvem essas iniciativas. Na análise da experiência haitiana, observa-se que a sociedade da informação e do conhecimento se resulta de uma instância originária, direta e consecutiva de três modos de interação, nomeadamente as relações coloniais, neocoloniais e as relações de cooperação internacional. Esses três modos de relações são aparentemente separados, mas participam das mesmas redes imaginárias de inferioridade, de negação ou de desprezo do país como o “outro” a ser incluído na ordem mundial. Identificou-se que a colonização se relaciona com a conquista, escravidão, administração e ocupação do país cuja população é considerada como coisa, selvagem e incivilizada; a neocolonização se resulta das dinâmicas de (re)administração das relações coloniais e a cooperação internacional como um empreendimento de conquista cultural e ocupação do imaginário por meios da materialização dos sentidos que normaliza o Haiti como país e comunidade pobre, subdesenvolvido e periférico configurando-o em uma sociedade composta de subsistemas: subsistema cultural, subsistema social, subsistema político e subsistema econômico; consequentemente, tais subsistemas não têm conseguido cumprir adequadamente suas respectivas funções, pois, dominados pelas violências políticas do sistema-mundo, eles reproduzem, decadentemente os seus funcionamentos de maneira anacrônica, perversa e caótica.
Abstract: It analyzes the information and knowledge society in Haiti through a critical look at the perspectives that guide the models of its initiatives in favor of socioeconomic development. Methodologically, this is a case study that aims to understand why the information projects and programs implemented in Haiti in recent years have not sufficiently met the proposed objectives and to verify whether they respond to the specific demands of the country to normalize in the interior of this modality of globalized society. It is an approach that seeks to guide the study of the information and knowledge society to apprehend the components of Haiti's modes of interaction with the world-society; such components include cultural attitudes, representations and practices and economic-political and social behaviors that involve the country's relationship with the globalized social body. The epistemology of this bet is dimensioned and configured in the informational culture that builds and institutes the meanings: political, geopolitical, sociological, anthropological, educational, historical, technical, technological, sociocultural and economic, both in informational action and in the culture of information. Thus, it proceeds to systematize the evidence arising from the implementation of this model of society in the country to build and extract variables and indicators, seeking an interpretive scheme towards a hermeneutic phenomenology centered on the particular experience and context of Haiti, in order to achieve a historical understanding of the phenomenon of the information and knowledge society in the country. The diagnosis of this analytical exercise is approached from the critical perspective of the Universalization of Human Rights through the criteria based on the Millennium Development Goals, unfolded in the 2030 Agenda; more precisely, that which presupposes inserting the matrix organized by information-knowledge-technology as a strategic basis for achieving the country's development in this dynamic of society. Therefore, a detailed reflection is presented on the social, political, educational, cultural and economic influence of projects and programs that imply the implementation of this nature of society in the country, and the ways of institutionalizing power relations involving these initiatives are analyzed. In the analysis of the Haitian experience, it is observed that the information and knowledge society results from an original, direct and consecutive instance of three modes of interaction, namely colonial, neo-colonial and international cooperation relations. These three modes of relationships are apparently separate, but they participate in the same imaginary networks of inferiority, denial or contempt of the country as the “other” to be included in the world order. It was identified that colonization is related to the conquest, slavery, administration and occupation of the country whose population is considered as a thing, savage and uncivilized; neo-colonization results from the dynamics of (re)administration of colonial relations and international cooperation as an enterprise of cultural conquest and occupation of the imagination through the materialization of the senses that normalize Haiti as a poor, underdeveloped and peripheral country and community, configuring it in a society composed of subsystems: cultural subsystem, social subsystem, political subsystem and economic subsystem; consequently, such subsystems have not been able to adequately fulfill their respective functions, because, dominated by the political violence of the world-system, they decadently reproduce its functioning in an anachronistic, perverse and chaotic way.
Subject: Ciência da informação
Sociedade da informação
Desenvolvimento econômico
Haiti - condições sociais
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ECI - ESCOLA DE CIENCIA DA INFORMAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38419
Issue Date: 26-Aug-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Sociedade_da_Informação_&_do_Conhecimento_Mardochée_Ogécime.pdfTese sociedade da informação e do conhecimento no Haiti2.27 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.