Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38443
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Luiz Alberto Oliveira Gonçalvespt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5887145600907673pt_BR
dc.contributor.referee1Geraldo Magela Pereira Leãopt_BR
dc.contributor.referee2Nadia Hage Fialhopt_BR
dc.contributor.referee3Rodrigo Ednilson de Jesuspt_BR
dc.contributor.referee4Josias Benevides da Silvapt_BR
dc.creatorFausta Porto Coutopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0561391146624547pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-20T12:10:47Z-
dc.date.available2021-10-20T12:10:47Z-
dc.date.issued2021-05-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38443-
dc.description.abstractThis investigation aimed to understand how students are reading and interpreting public policies of social inclusion of affirmative actions, permanence and integration that imply in the construction of their individuation within of a public university. This research is supported by the assumptions of Dubet (1994) and Martuccelli (2007), regarding the relations between subject and society, which present the individual as a questioner of their social roles and builder of strategies in the interaction actions that their time and space may give rise to. The research findings were analyzed from some concepts: social experience and its logic, from Dubet; evidence, supports and papers, from Martuccelli; and the concept of affirmative action as a public policy, systematizing the information from the exploratory questionnaire (231 students) and episodic narrative interviews of 23 students of different age groups, gender, race and class of the four undergraduate courses from the Department of Education - DEDC Campus XII of the State University of Bahia - UNEB. The students' evaluation of the policies promoted by UNEB and the differences identified in their experiences show the need for strengthening ethnic-racial identities and belongings. They also demonstrate that structural racism is rooted in everyday relationships, as well as stigmas, sexism and religious prejudice. It is also worth mentioning, in this sense, that, for affirmative actions, it is necessary to contextualize the concept of race beyond the quotas, just as, in student assistance, actions need to be thought of without meritocracy criteria. To enter university through racial or social quotas does not diminish the facing of hardships (MARTUCELLI, 2006) whether meritocratic or structural, because it will demand from the individual a greater effort, since there is no support from the State for this. Although studying is a right for those who have children, work, family or have already decided to study after 30 years old, there are challenges in trying to reconcile so many adverse situations. The students’ interpretations about social inclusion policies refer to their daily interactions within the university structures and other social mechanisms, considering the supports that facilitate or hinder their permanence, access and/or integration.pt_BR
dc.description.resumoEsta investigação objetivou compreender como os estudantes estão lendo e interpretando as políticas públicas de inclusão social de ações afirmativas, permanência e integração que implicam na construção de sua individuação no âmbito de uma universidade pública. A pesquisa está apoiada nos pressupostos de Dubet (1994) e Martuccelli (2007), no que se refere às relações sujeito e sociedade, que apresentam o indivíduo como questionador de seus papéis sociais e construtor de estratégias nas ações de interação que o seu tempo e espaço podem suscitar. Os achados da pesquisa foram analisados a partir de alguns conceitos: experiência social e suas lógicas, de Dubet; provas, suportes e papéis a partir de Martuccelli; e o conceito de ações afirmativas enquanto política pública, ao sistematizar as informações do questionário exploratório (231 estudantes) e entrevistas narrativas episódicas de 23 estudantes de distintas faixas etárias, gênero, raça e classe dos quatro cursos de graduação do Departamento de Educação – DEDC, Campus XII da Universidade do Estado da Bahia - UNEB. A avaliação dos estudantes sobre as políticas promovidas pela UNEB e as diferenças identificadas em suas experiências evidenciam a necessidade de fortalecimento das identidades e dos pertencimentos étnico-raciais. Demonstram, ainda, que o racismo estrutural apresenta-se enraizado nas relações cotidianas, assim como os estigmas, o machismo, o sexismo e o preconceito religioso. Cabe ainda pautar, nesse sentido, que, para as ações afirmativas, é preciso contextualizar o conceito de raça para além das cotas, assim como, na assistência estudantil, as ações precisam ser pensadas sem os critérios de meritocracia. Ingressar na universidade por cotas raciais ou sociais não diminui os enfrentamentos das provações (MARTUCELLI, 2006) sejam meritocráticas ou estruturais, porque vai exigir do indivíduo um maior desdobramento, já que não há o suporte do Estado para isso. Embora estudar seja um direito para quem tem filhos, trabalho, família ou resolveu estudar depois dos 30 anos, existem desafios na tentativa de conciliar tantas situações adversas. As interpretações dos estudantes sobre as políticas de inclusão social remeteram às interações que travam cotidianamente no interior das estruturas da universidade e demais mecanismos sociais, considerando os suportes que facilitam ou dificultam sua permanência, acesso e/ou integração.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relationPrograma Institucional de Internacionalização – CAPES - PrIntpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectExperiências sociaispt_BR
dc.subjectIndividuaçãopt_BR
dc.subjectAções afirmativas.pt_BR
dc.subjectEnsino superiorpt_BR
dc.subjectEstudantespt_BR
dc.subject.otherUniversidade do Estado da Bahia - Estudantes - Programas de ação afirmativapt_BR
dc.subject.otherUniversidade do Estado da Bahia - Estudantes - Aspectos sociaispt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Bahiapt_BR
dc.subject.otherEnsino superior - Políticas públicaspt_BR
dc.subject.otherEstudantes universitários - Condições sociaispt_BR
dc.subject.otherEstudantes universitários - Programas de ação afirmativapt_BR
dc.subject.otherEstudantes universitários - Inclusão socialpt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades públicas - Relações étnicas - Bahiapt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades públicas - Políticas públicas - Bahiapt_BR
dc.subject.otherUniversidades e faculdades públicas - Programas de ação afirmativa - Bahiapt_BR
dc.subject.otherEducação inclusiva - Políticas públicaspt_BR
dc.subject.otherInclusão em educaçãopt_BR
dc.subject.otherBahia - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherBahia - Ensino superiorpt_BR
dc.titleExperiências sociais sobre as políticas de inserção vividas por estudantes no departamento de educação campus Guanambi da Universidade do Estado da Bahia: acesso, permanência e das ações afirmativaspt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcid0000-0002-1543-2354pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese de Doutorado- Fausta Couto (1).pdf6.73 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons