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dc.contributor.advisor1Luciano Cunha de Araújo Pimentapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1331652492006790pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Guilherme Vianna Raffopt_BR
dc.contributor.referee1Antonio Ferramoscapt_BR
dc.contributor.referee2Alexandre Santos Brandãopt_BR
dc.contributor.referee3Vinicius Mariano Gonçalvespt_BR
dc.creatorGabriel Viana Pachecopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5389101538523074pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-25T18:39:10Z-
dc.date.available2021-10-25T18:39:10Z-
dc.date.issued2020-07-27-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38496-
dc.description.abstractEste trabalho trata o problema de convergência e circulação de curvas fechadas por sistemas multi-robôs a partir de estratégias baseadas em campos vetoriais. O problema é tratado sob dois olhares. Na primeira parte, considera-se o problema no qual uma curva definida no espaço tridimensional, variante no tempo, deve ser circunavegada por um conjunto de veículos aéreos não tripulados do tipo quadrotor. Para isso, é proposto um sistema em cascata, em que uma etapa de controle distribuído, em alto nível, garante a convergência e a circulação da curva através de uma lei baseada em campos vetoriais. O mesmo controlador garante o evitamento de colisão entre os robôs baseando-se em leis de prioridade que levam em conta as posições dos robôs vizinhos e que permitem modular o campo vetorial de forma a evitar colisões. Os sinais de controle de alto nível geram uma trajetória a ser seguida pelo veículo quadrotor, que é comandado por um controlador de baixo nível. O projeto do controlador de baixo nível é baseado na técnica de controle não-linear backstepping, que é incrementada com a ação integral e com uma lei de controle adicional, baseada na técnica Lyapunov redesign, em que a última torna o sistema robusto a distúrbios limitados. Na segunda parte deste trabalho, o problema de convergência e circulação de curvas é endereçado sob outro olhar. Considerando curvas definidas no espaço 2-D, têm-se por objetivo projetar uma estratégia de controle preditivo distribuído em que as leis de controle baseadas em campos vetoriais são embutidas no problema de otimização. Assim, em vez de encontrar uma sequência de controle, o problema encontra os parâmetros da lei de controle de cada robô. A partir disso, o problema de controle ótimo é projetado de forma a garantir a convergência e circulação da curva alvo e o evitamento de colisões entre robôs. Depois, o mesmo problema é distribuído pelo método das direções alternadas de multiplicadores, o que permite a negociação de trajetórias entre robôs vizinhos. A eficácia das estratégias de controle propostas neste trabalho são avaliadas com resultados de simulação.pt_BR
dc.description.resumoThis work deals with the problem of convergence and circulation of closed curves by multi-robot systems, through vector field based strategies. The problem is addressed with two regards. In the first part, the problem of circumnavigating a time-varying curve in the three-dimensional space with a group of quadrotor aerial vehicles is approached. For that end, a cascaded system is proposed, in which the high-level, distributed, layer guarantees convergence and circulation of the aimed curve through a vector field based control law. The same control layer provides collision avoidance among robots by considering predefined priority laws that take into account the robots positions, which allow to modulate the vector field. The high-level control law generates a trajectory to be followed by a quadrotor vehicle, which is guided by the low-level controller. The design of the low-level controller is based on the backstepping nonlinear control, improved with an integral action and an additional control law based on the Lyapunov redesign approach, which provides robustness against bounded disturbances. In the second part of this work, the problem of convergence and circulation of curves is addressed under another perspective. Considering curves defined in the 2-D space, the objective is to design a distributed predictive control strategy in which the control laws based on vector fields are embedded in the optimization problem. Therefore, instead of finding a control sequence, the problem finds the parameters of each robot’s control law. From this, the optimum control problem is designed to ensure the convergence and circulation of the target curve and avoid inter-robot collisions. Then, the same problem is distributed by the alternating directions method of multipliers, which allows the negotiation of trajectories between neighboring robots. The effectiveness of the control strategies proposed in this work are evaluated with simulation results.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageengpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA ELÉTRICApt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Engenharia Elétricapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nd/3.0/pt/*
dc.subjectVector fieldspt_BR
dc.subjectBackstepping controlpt_BR
dc.subjectDistributed predictive controlpt_BR
dc.subjectCollision avoidancept_BR
dc.subjectMulti-robot systemspt_BR
dc.subject.otherEngenharia elétricapt_BR
dc.subject.otherCampos vetoriaispt_BR
dc.subject.otherControle preditivopt_BR
dc.titleDistributed approaches to multi-robot curve tracking with collision avoidancept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
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