Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38497
Tipo: Monografia (especialização)
Título: Tecnologia e aprendizagem: o uso de inovações tecnológicas em sequências didáticas
Autor(es): Aline Alves Almeida
Primeiro Orientador: Evandro Carvalho de Menezes
Primeiro membro da banca : Ruana Priscila da Silva Brito
Resumo: Este trabalho tem como objetivo demonstrar que as sequências didáticas podem estruturar o trabalho pedagógico e permitir que o professor relacione conteúdos, de forma sistematizada e dinâmica, explorando temáticas diversificadas e proporcionando aos educandos uma aprendizagem contextualizada. Atividades com pouca organização entre elas, desarticuladas umas das outras acabam interferindo na qualidade do conteúdo a ser mediado e na aprendizagem dos educandos. A utilização de sequências didáticas infere uma ideia de ensino processual, etapa por etapa, de maneira estruturada e que considere as necessidades e particularidades do público para o qual ela se destina. Aqui, apresento sequências didáticas elaboradas durante o Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0, direcionadas a professores de diversas áreas de conhecimento em especial à disciplina de Arte. Para tais sequências ficou estabelecido o uso de ferramentas tecnológicas de fácil acesso e utilização, gratuitas e que proporcionem aprendizagens lúdicas e criativas. Em suma, trata-se de proposições de sequências didáticas que contribuam com a prática e com a reflexão docente.
Abstract: Activities with little organization among them, disjointed from each other interfere in the quality of the content to be mediated and in the students' learning. This work aims to demonstrate that the didactic sequences can structure the pedagogical work and allow the teacher to relate content, in a systematic and dynamic way, exploring diverse themes and providing students with contextualized learning. The use of didactic sequences infers an idea of procedural teaching, step by step; in a structured way that takes into account the needs and particularities of the audience for which it is intended. This work presents didactic sequences developed during the Specialization Course in Digital Technologies and Education 3.0, aimed for teachers from different areas of knowledge, especially the discipline of Art. For such sequences it was established the use of technological tools that are easy to access and use, free of charge and that provide playful and creative learning. In short, these are proposals for didactic sequences that contribute to teaching practice and reflection.
Assunto: Educação tecnológica
Arte - Estudo e ensino
Prática docente
Tecnologia educacional
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Curso: Curso de Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38497
Data do documento: 20-Mar-2021
Aparece nas coleções:Especialização em Tecnologias Digitais e Educação 3.0

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Aline Alves Almeida.pdf584.35 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons