Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/38499
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Práticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade |
Autor(es): | Rogério Lopes da Silva Paulino |
Resumen: | A dimensão extensionista do teatro está comumente associada à apresentação de obras artísticas acabadas ou à realização de oficinas, contudo nesta comunicação pretendo abordar processos de criação que não só se dão quase que inteiramente com a presença de público, mas que dependem da participação da comunidade em que são desenvolvidos para se efetivarem, uma vez que a rua e os demais espaços públicos e privados, como a residência de moradores e estabelecimentos locais são convertidos pelos atores em espaços de experimentação criativa. Esta temática será abordada a partir do trabalho desenvolvido pelo grupo Teatro&Cidade - Núcleo de Pesquisa Cênica do Teatro Universitário da UFMG. Com suas criações o grupo procura reforçar que a rua, assim como a cidade e seus espaços, não são vistos, do ponto de vista teatral, como locais de apresentação de obras acabadas. Antes de tudo, são locais de convivência para serem ocupados das mais variadas formas e ocasiões. Propõe um teatro que aconteça junto com a cidade, sem que seja preciso fechar ruas ou montar palcos. As principais referências para abordar a relação do teatro e a cidade, tema central do trabalho do grupo, são retiradas do diálogo com elementos oriundos das manifestações tradicionais da cultura popular brasileira, que tem a rua e os espaços públicos como locais privilegiados de atuação. São utilizados procedimentos cênicos inspirados especialmente em manifestações em que se encontram a ocorrência de máscaras e mascarados, como nas folias de reis, nos reisados, nas cavalhadas e etc. Nesta comunicação será abordada os resultados da criação da Trilogia Andarilha, composta por três “manifestações teatrais” de rua em que grupos de mascarados se deslocam livremente pela cidade instaurando imagens poéticas e grotescas em meio ao cotidiano. São elas: “Intermitentes ou vai e vem”, “Trinca-matraca: uma mascarada de rua” e “Seis Personagens a Procura de um Lugar”. |
Asunto: | Teatro de rua Teatro de máscaras Teatro e sociedade |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | TU - TEATRO UNIVERSITARIO PEX |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38499 |
Fecha del documento: | 2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://sigeventos.ufrn.br/evento/CBEU2018/documentos/view |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso Brasileiro de Extensão Universitária |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade.pdf | 613.51 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.