Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38499
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorRogério Lopes da Silva Paulinopt_BR
dc.date.accessioned2021-10-26T11:23:14Z-
dc.date.available2021-10-26T11:23:14Z-
dc.date.issued2018-
dc.citation.issue8pt_BR
dc.citation.spage1371pt_BR
dc.citation.epage1383pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38499-
dc.description.resumoA dimensão extensionista do teatro está comumente associada à apresentação de obras artísticas acabadas ou à realização de oficinas, contudo nesta comunicação pretendo abordar processos de criação que não só se dão quase que inteiramente com a presença de público, mas que dependem da participação da comunidade em que são desenvolvidos para se efetivarem, uma vez que a rua e os demais espaços públicos e privados, como a residência de moradores e estabelecimentos locais são convertidos pelos atores em espaços de experimentação criativa. Esta temática será abordada a partir do trabalho desenvolvido pelo grupo Teatro&Cidade - Núcleo de Pesquisa Cênica do Teatro Universitário da UFMG. Com suas criações o grupo procura reforçar que a rua, assim como a cidade e seus espaços, não são vistos, do ponto de vista teatral, como locais de apresentação de obras acabadas. Antes de tudo, são locais de convivência para serem ocupados das mais variadas formas e ocasiões. Propõe um teatro que aconteça junto com a cidade, sem que seja preciso fechar ruas ou montar palcos. As principais referências para abordar a relação do teatro e a cidade, tema central do trabalho do grupo, são retiradas do diálogo com elementos oriundos das manifestações tradicionais da cultura popular brasileira, que tem a rua e os espaços públicos como locais privilegiados de atuação. São utilizados procedimentos cênicos inspirados especialmente em manifestações em que se encontram a ocorrência de máscaras e mascarados, como nas folias de reis, nos reisados, nas cavalhadas e etc. Nesta comunicação será abordada os resultados da criação da Trilogia Andarilha, composta por três “manifestações teatrais” de rua em que grupos de mascarados se deslocam livremente pela cidade instaurando imagens poéticas e grotescas em meio ao cotidiano. São elas: “Intermitentes ou vai e vem”, “Trinca-matraca: uma mascarada de rua” e “Seis Personagens a Procura de um Lugar”.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentTU - TEATRO UNIVERSITARIO PEXpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofCongresso Brasileiro de Extensão Universitáriapt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectTeatro de ruapt_BR
dc.subjectIntervenção urbanapt_BR
dc.subjectMáscaras teatraispt_BR
dc.subject.otherTeatro de ruapt_BR
dc.subject.otherTeatro de máscaraspt_BR
dc.subject.otherTeatro e sociedadept_BR
dc.titlePráticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidadept_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttps://sigeventos.ufrn.br/evento/CBEU2018/documentos/viewpt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-4529-0772pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Práticas de criação cênica e estratégias de convivência na cidade.pdf613.51 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.