Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38506
Type: Monografia (especialização)
Title: Matemática financeira: abordagem histórica e contemporânea para o ensino.
Authors: Ariadne Beatriz Medina Lopes Martins
First Advisor: Alberto Berly Sarmiento Vera
First Referee: Aniura Milanés Barrientos
Second Referee: Paulo Antônio Fonseca Machado
Third Referee: Seme Gebara Neto
Abstract: O presente trabalho apresenta aspectos históricos e contemporâneos da matemática financeira, com vistas a servir de subsídio para professores de matemática do ensino básico na abordagem desse conteúdo em sala de aula. Apresentaremos o conceito, as funções e as características da moeda, bem como sua origem e evolução histórica, desde os primórdios até os dias atuais. Por ser o juro, a ideia fundamental na qual se baseia a matemática financeira, também abordamos seu surgimento, seu conceito e cálculo em diferentes etapas de desenvolvimento do sistema econômico. Mostramos como a matemática financeira se relaciona com as funções logarítmica e exponencial. Destacamos as razões que aproximam a matemática da Teoria de Finanças, bem como o uso de modelos matemáticos para o estudo do comportamento do mercado financeiro. Para uma boa compreensão do movimento financeiro, o uso de ferramentas matemáticas avançadas torna-se inevitável. Uma das possibilidades é a inserção da teoria dos fractais associada aos conceitos de caos, complexidade e não-linearidade neste campo de pesquisa. Assim, também apresentamos as Teorias de Fractais e do Caos e, mostramos como estas mudam a noção de previsibilidade do comportamento do mercado financeiro. Por fim, discutimos quais estratégias, metodologias de ensino e recursos didáticos favorecem o processo de aprendizagem nos dias atuais. A partir da discussão, propomos uma possibilidade de criação de recurso educacional para uso em sala de aula, com vistas a favorecer a apreensão dos conteúdos relativos ao campo das finanças.
Abstract: This work presents historical and contemporary aspects of financial mathematics, with a view to serving as a basis for basic mathematics teachers in the approach of this content in the classroom. We will present the concept, functions and characteristics of the currency, as well as its origin and historical evolution, from the beginning to the present day. Since interest is the fundamental idea on which financial mathematics is based, we also approach its emergence, its concept and calculation in different stages of economic system development. We show how financial mathematics relates to logarithmic and exponential functions. We highlight the reasons that bring mathematics to Finance Theory, as well as the use of mathematical models to study the financial market behavior. For a good understanding of the financial movement, the use of advanced mathematical tools becomes inevitable. One of the possibilities is the insertion of the fractal theory associated with the concepts of chaos, complexity and non-linearity in this field of research. Thus, we also present the Theories of Fractals and Chaos and show how this last one changes the notion of predictability of the financial market behavior. Finally, we discuss which strategies, teaching methodologies and didactic resources favor the current learning process. Based on the discussion, we propose the possibility of creating an educational resource for use in the classroom, with a view to promoting the apprehension of the contents related to the finance field.
Subject: Matemática .
Matemática financeira.
Finaças.
Fractais.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICEX - INSTITUTO DE CIÊNCIAS EXATAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Matemática
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38506
Issue Date: 24-Jun-2021
Appears in Collections:Especialização em Matemática

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