Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38524
Type: Dissertação
Title: O quintal como espaço educativo
Authors: João Henrique de Oliveira Fernandes
First Advisor: Marina Assis Fonseca
First Referee: Marina de Lima Tavares
Second Referee: Ana Maria Simões Coelho
Abstract: O presente estudo foi realizado na Escola Municipal Aristides José da Silva, localizada em Betim/MG, um espaço produzido a partir da modernização autoritária, ocorrida no Brasil nas décadas de 1960 e 1970. Seus habitantes mantiveram o hábito de plantar em seus quintais, preservando conhecimentos ricos para o processo educativo, capazes de trazer benefícios para a comunidade escolar. Esses aspectos são pouco aproveitados na escola e tal constatação foi motivadora da pesquisa, desenvolvida junto ao PROMESTRE - FAE - UFMG. O trabalho teve como objetivo promover a articulação dos saberes populares relacionados às plantas, desenvolvidos nos quintais, com o conhecimento científico, tendo em vistas a necessidade de diálogo de Saberes. Foi realizado um levantamento sobre tais práticas junto à comunidade escolar (estudantes e suas avós, funcionários e outros), articulado com atividades, envolvendo os citados atores, na construção de um quintal na escola. Utilizamos elementos metodológicos diversos baseados nas pesquisas com o cotidiano escolar, no dialogismo de Paulo Freire e na pesquisa sobre a própria prática do professor. Como instrumentos metodológicos, adotamos a observação meticulosa do cotidiano (seguidas de anotações), as entrevistas com alguns atores deste cotidiano e visitas aos quintais da comunidade. O objetivo foi investigar as relações ancestrais entre pessoas e plantas, valorizando os saberes, contidos nas experiências vivenciadas por estas pessoas nos quintais. Identificamos que este espaço e as ações desenvolvidas nele são os agentes da multiplicação- manutenção dos saberes populares sobre as plantas. Este trabalho e os produtos que dele decorreram (o quintal e um Cordel com oficinas) podem contribuir para a compreensão de que as relações entre os seres humanos e as plantas são profundas, e isso deve ser observado no ensino de Ciências e Geografia.
Subject: Ciências (Ensino fundamental) -- Estudo e ensino
Geografia -- Estudo e ensino
Aprendizagem experimental
Família e escola
Plantas -- Estudo e ensino
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Educação e Docência
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38524
Issue Date: 14-Apr-2021
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

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