Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38539
Type: Dissertação
Title: O desenvolvimento e a utilização de jogos como estratégias didáticas para o ensino do sistema reprodutor em nível médio
Authors: Priscilla Siqueira Paes
First Advisor: Miguel José Lopes
Abstract: O presente trabalho foi realizado em uma escola da rede estadual localizada no município de Porto Firme, Minas Gerais, e teve como objetivo avaliar o desenvolvimento e a utilização de jogos como estratégia didática para o ensino do sistema reprodutor humano em nível médio. A atividade teve participação ativa dos alunos, o que possibilitou um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, no qual os estudantes pudessem se sentir motivados a investigar e a construir, a partir da investigação, um conhecimento sólido. Os jogos didáticos foram desenvolvidos por discentes do terceiro ano do Ensino Médio e utilizados enquanto ferramenta didática para estudantes do segundo ano desse mesmo nível de ensino. O trabalho mostrou que estratégias diferenciadas aplicadas em sala de aula contribuem muito para o crescimento do processo de ensino e aprendizagem e que, quando a estratégia é investigativa, o envolvimento no trabalho é maior, promovendo maior o crescimento em termos de aprendizagem de conteúdo.
Subject: Ensino - Biologia
Jogos educativos
Ensino e aprendizagem
Pesquisa
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO)
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38539
Issue Date: 15-Jul-2019
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TCM Repositório PSP.pdf2.67 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons