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http://hdl.handle.net/1843/38539
Tipo: | Dissertação |
Título: | O desenvolvimento e a utilização de jogos como estratégias didáticas para o ensino do sistema reprodutor em nível médio |
Autor(es): | Priscilla Siqueira Paes |
Primeiro Orientador: | Miguel José Lopes |
Resumo: | O presente trabalho foi realizado em uma escola da rede estadual localizada no município de Porto Firme, Minas Gerais, e teve como objetivo avaliar o desenvolvimento e a utilização de jogos como estratégia didática para o ensino do sistema reprodutor humano em nível médio. A atividade teve participação ativa dos alunos, o que possibilitou um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, no qual os estudantes pudessem se sentir motivados a investigar e a construir, a partir da investigação, um conhecimento sólido. Os jogos didáticos foram desenvolvidos por discentes do terceiro ano do Ensino Médio e utilizados enquanto ferramenta didática para estudantes do segundo ano desse mesmo nível de ensino. O trabalho mostrou que estratégias diferenciadas aplicadas em sala de aula contribuem muito para o crescimento do processo de ensino e aprendizagem e que, quando a estratégia é investigativa, o envolvimento no trabalho é maior, promovendo maior o crescimento em termos de aprendizagem de conteúdo. |
Assunto: | Ensino - Biologia Jogos educativos Ensino e aprendizagem Pesquisa |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38539 |
Data do documento: | 15-Jul-2019 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
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