Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38539
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Miguel José Lopes | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/9850054109186608 | pt_BR |
dc.creator | Priscilla Siqueira Paes | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2424625523150881 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-10-29T11:59:29Z | - |
dc.date.available | 2021-10-29T11:59:29Z | - |
dc.date.issued | 2019-07-15 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38539 | - |
dc.description.resumo | O presente trabalho foi realizado em uma escola da rede estadual localizada no município de Porto Firme, Minas Gerais, e teve como objetivo avaliar o desenvolvimento e a utilização de jogos como estratégia didática para o ensino do sistema reprodutor humano em nível médio. A atividade teve participação ativa dos alunos, o que possibilitou um processo de ensino e aprendizagem mais dinâmico, no qual os estudantes pudessem se sentir motivados a investigar e a construir, a partir da investigação, um conhecimento sólido. Os jogos didáticos foram desenvolvidos por discentes do terceiro ano do Ensino Médio e utilizados enquanto ferramenta didática para estudantes do segundo ano desse mesmo nível de ensino. O trabalho mostrou que estratégias diferenciadas aplicadas em sala de aula contribuem muito para o crescimento do processo de ensino e aprendizagem e que, quando a estratégia é investigativa, o envolvimento no trabalho é maior, promovendo maior o crescimento em termos de aprendizagem de conteúdo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | ICB - INSTITUTO DE CIÊNCIAS BIOLOGICAS | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Ensino de Biologia (Mestrado Profissional - PROF-BIO) | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ | * |
dc.subject | Ensino por investigação | pt_BR |
dc.subject | Jogos didáticos | pt_BR |
dc.subject | Estratégia didática | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino - Biologia | pt_BR |
dc.subject.other | Jogos educativos | pt_BR |
dc.subject.other | Ensino e aprendizagem | pt_BR |
dc.subject.other | Pesquisa | pt_BR |
dc.title | O desenvolvimento e a utilização de jogos como estratégias didáticas para o ensino do sistema reprodutor em nível médio | pt_BR |
dc.type | Dissertação | pt_BR |
Appears in Collections: | Dissertações de Mestrado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TCM Repositório PSP.pdf | 2.67 MB | Adobe PDF | View/Open |
This item is licensed under a Creative Commons License