Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/38559
Tipo: | Dissertação |
Título: | Dramaturgias e espaços plurais: análise de Juana e Estado Vegetal, obras de Manuela Infante |
Título(s) alternativo(s): | Dramaturgies and plural spaces: an analysis of Juana and Estado Vegetal by Manuela Infante |
Autor(es): | Aléxia de Oliveira Prado |
Primeiro Orientador: | Sara del Carmen Rojo de la Rosa |
Primeiro membro da banca : | Elisa Maria Amorim Vieira |
Segundo membro da banca: | Letícia Mendes de Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Laureny Aparecida Lourenço da Silva |
Resumo: | A dissertação delimita as relações existentes entre os espetáculos Juana (2004) e Estado Vegetal (2017), de Manuela Infante, e as urgências da própria autora ao se deter em um fazer teatral cujo giro seja a desconstrução do heróico e a valorização do "não humano". A partir das questões apresentadas nas obras, pretende-se traçar diálogos entre o macro social, tendo em vista as críticas e perspectivas a respeito do cenário histórico e político latino-americano, assim como questões provindas dos corpos que atravessam esses contextos. Em acordo com as propostas da dramaturga, o estudo trabalha as particularidades dos textos e da cena teatral, bem como as imagens que apresentam as peças enquanto dramaturgia e seus referenciais, atrelando, assim, a reflexão aos estudos ecofeministas. Acorde com as práticas cênicas e teorias da própria autora, a análise dos personagens retratados é importante para entender o lugar dos sujeitos no mundo moderno e na construção dos elementos não-humanos, a relação entre eles e sua inserção no contexto do Chile. A presente dissertação expõe a tradução das obras analisadas num intento de aproximar as práticas de Infante ao Brasil e de criar diálogos entre as questões provindas da leitura e da encenação dos textos dramatúrgicos. |
Abstract: | The dissertation delimitates the existing relationships between the spectacles Juana (2004) and Estado Vegetal (2017), by Manuela Infante, and the author's own urgent need for a theatrical performance whose spin is the deconstruction of the heroic and the appreciation of the "nonhuman". Based on the questions presented in the works, it is intended to draw dialogues between the social macro, in view of the criticisms and perspectives regarding the Latin American historical and political scenario, as well as questions arising from the bodies that go through these contexts. In accordance with the proposals of the playwright, the study works on the particularities of the texts and the theatrical scene, as well as the images that present the plays as dramaturgy and their references, thus linking the reflection to ecofeminist studies. According to the scenic practices and theories of the author herself, the analysis of the portrayed characters is important to understand the place of the subjects in the modern world and in the construction of non-human elements, the relationship between them and their insertion in the context of Chile. The present dissertation exposes the translation of the analyzed works in an attempt to bring Infante's practices closer to Brazil and to create dialogues between the issues arising from the reading and the staging of dramaturgical texts. |
Assunto: | Infante, Manuela, 1980- – Juana – Crítica e interpretação Infante, Manuela, 1980- – Estado Vegetal – Crítica e interpretação Teatro chileno – História e crítica |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38559 |
Data do documento: | 28-Jun-2021 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
dissertação Aléxia Prado.pdf | 2.15 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.