Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38559
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sara del Carmen Rojo de la Rosapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9036774611793986pt_BR
dc.contributor.referee1Elisa Maria Amorim Vieirapt_BR
dc.contributor.referee2Letícia Mendes de Oliveirapt_BR
dc.contributor.referee3Laureny Aparecida Lourenço da Silvapt_BR
dc.creatorAléxia de Oliveira Pradopt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9686248204146309pt_BR
dc.date.accessioned2021-10-29T18:58:58Z-
dc.date.available2021-10-29T18:58:58Z-
dc.date.issued2021-06-28-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38559-
dc.description.abstractThe dissertation delimitates the existing relationships between the spectacles Juana (2004) and Estado Vegetal (2017), by Manuela Infante, and the author's own urgent need for a theatrical performance whose spin is the deconstruction of the heroic and the appreciation of the "nonhuman". Based on the questions presented in the works, it is intended to draw dialogues between the social macro, in view of the criticisms and perspectives regarding the Latin American historical and political scenario, as well as questions arising from the bodies that go through these contexts. In accordance with the proposals of the playwright, the study works on the particularities of the texts and the theatrical scene, as well as the images that present the plays as dramaturgy and their references, thus linking the reflection to ecofeminist studies. According to the scenic practices and theories of the author herself, the analysis of the portrayed characters is important to understand the place of the subjects in the modern world and in the construction of non-human elements, the relationship between them and their insertion in the context of Chile. The present dissertation exposes the translation of the analyzed works in an attempt to bring Infante's practices closer to Brazil and to create dialogues between the issues arising from the reading and the staging of dramaturgical texts.pt_BR
dc.description.resumoA dissertação delimita as relações existentes entre os espetáculos Juana (2004) e Estado Vegetal (2017), de Manuela Infante, e as urgências da própria autora ao se deter em um fazer teatral cujo giro seja a desconstrução do heróico e a valorização do "não humano". A partir das questões apresentadas nas obras, pretende-se traçar diálogos entre o macro social, tendo em vista as críticas e perspectivas a respeito do cenário histórico e político latino-americano, assim como questões provindas dos corpos que atravessam esses contextos. Em acordo com as propostas da dramaturga, o estudo trabalha as particularidades dos textos e da cena teatral, bem como as imagens que apresentam as peças enquanto dramaturgia e seus referenciais, atrelando, assim, a reflexão aos estudos ecofeministas. Acorde com as práticas cênicas e teorias da própria autora, a análise dos personagens retratados é importante para entender o lugar dos sujeitos no mundo moderno e na construção dos elementos não-humanos, a relação entre eles e sua inserção no contexto do Chile. A presente dissertação expõe a tradução das obras analisadas num intento de aproximar as práticas de Infante ao Brasil e de criar diálogos entre as questões provindas da leitura e da encenação dos textos dramatúrgicos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectDramaturgia; Teatro latino-americano; Imagens; Ecofeminismo; Não-humano; Modernidadept_BR
dc.subject.otherInfante, Manuela, 1980- – Juana – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherInfante, Manuela, 1980- – Estado Vegetal – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherTeatro chileno – História e críticapt_BR
dc.titleDramaturgias e espaços plurais: análise de Juana e Estado Vegetal, obras de Manuela Infantept_BR
dc.title.alternativeDramaturgies and plural spaces: an analysis of Juana and Estado Vegetal by Manuela Infantept_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
dissertação Aléxia Prado.pdf2.15 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.