Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38580
Type: Monografia (especialização)
Title: Plano de negócios: empresa de consultoria em finanças e planejamento estratégico
Authors: Fernando Biondi Guimarães
First Advisor: Jacqueline Braga Paiva Orefici
First Referee: Ricardo Teixeira Veiga
Abstract: O presente Plano de negócios se refere à análise de uma empresa de Consultoria na área de Finanças e Planejamento Estratégico e terá apenas o autor como sócio e consultor. Considerando a experiência profissional e a formação acadêmica, a atuação será em finanças empresariais e desenvolvimento de Planejamento Estratégico. Serão apresentados estudos e pesquisas de mercado que mostram as oportunidades nessas áreas. O mercado alvo são empresas de médio e grande porte com faturamento entre R$ 5 e 100 MM por ano. Considerando que o custo fixo da empresa será baixo, o grande desafio para o sucesso do projeto é a atração de clientes que gerem receitas recorrentes. Quanto à localização, o foco se dará inicialmente no Estado de Minas Gerais. Como o trabalho de consultoria é intelectual e baseado na experiência e conhecimento dos profissionais, haverá tópicos aprofundados sobre o que é uma consultoria, o papel do consultor suas competências exigidas e as áreas de atuação. Serão explorados também os métodos e técnicas de consultoria nas duas áreas propostas nessa análise: Finanças e Planejamento Estratégico. O Plano demonstra que é viável que o autor assuma essa nova profissão.
Abstract: This Business Plan refers to the analysis of a Consulting company in the area of Finance and Strategic Planning and it will have only the author as a partner and consultant. Considering professional experience and academic training, the focus will be on business finance and the development of Strategic Planning. Studies and market research will be presented that show the opportunities in these areas. The target market will be medium and large companies with revenues between R $ 5 and 100 MM per year. Considering that the company's fixed cost will be low, the great challenge for the project's success is to attract customers that generate recurring revenues. As for the location, the focus will initially be on the State of Minas Gerais. As the consultancy work is intellectual and based on the experience and knowledge of the professionals, there will be in-depth topics on what a consultancy is, the role of the consultant, their required skills and the areas of expertise. Consultancy methods and techniques will also be explored in the two areas proposed in this analysis: Finance and Strategic Planning. The Plan demonstrates that it probable for the author to assume this new profession.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38580
Issue Date: 9-Aug-2021
Appears in Collections:Especialização em Gestão Estratégica

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