Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38584
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Ivan Beck Ckagnazaroffpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6536172803067886pt_BR
dc.contributor.referee1Telma Maria Gonçalves Menicuccipt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Carneiropt_BR
dc.contributor.referee3Armindo dos Santos de Sousa Teodósiopt_BR
dc.creatorAna Luiza Santos Terrapt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7980797643994747pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-03T12:09:52Z-
dc.date.available2021-11-03T12:09:52Z-
dc.date.issued2021-07-29-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38584-
dc.description.abstractOn January 25, 2019, the collapse of the BI, B-IV and B-IV A iron ore tailings dams of the Córrego do Feijão Mine in the municipality of Brumadinho, Minas Gerais, resulted in 270 deaths, 11 disappearances, environmental, social. and economic impacts as well as a regional crisis. This, however, was not an isolated event in the Minas Gerais context, showing the importance of understanding crisis management measures and articulation in the search for solutions. In these, public and private competences overlap and there is complexity in the immediate definition of responsibilities, since it is an anthropic phenomenon arising from an economic activity, but with a direct impact on rights protected by the State, such as life, environment and guarantee of property. Despite the centrality of the public entity in the operationalization and the perception of the solution of the crisis as a materialization of the public interest, it is necessary to emphasize that the performance of this actor alone is not enough to adequately solve the implications of a crisis. Thus, the proposed study aims to analyze the implementation for resolution of demands in crisis situations, from the theory of crisis management, the notion of arrangements in the context of governance and the approach to implementation in the public sphere. The general objective of this work is to: analyze the interaction in the implementation of decisions in a crisis resulting from the collapse of the tailings dam in Brumadinho, Minas Gerais. The methodology adopted was the case study as proposed by Yin (2015), based on the content analysis of documents, interviews and records considering the method proposed by Bardin (2016). As the subject incident is a crisis with several facets and the theme of interest is quite specific, to ensure depth, it was necessary to prioritize some measures, with the implementation of rehabilitation actions being defined as cases: (i) Construction of the bridge in Alberto Flores Highway (LMG-813) – Action 1; (ii) Construction of a new water main to catch water on the Paraopeba River to supply the Metropolitan Region of Belo Horizonte (RMBH) – Action 2. The analysis highlighted the role of the Judiciary in conducting and managing crises through the conduction and promotion of composition, with emphasis on monitoring and the capacity to require adjustments as elements little analyzed in the literature. The relevance of technical advisors as dialogue facilitators with the ability to catalyze confidence in implementation was noted. This study indirectly contributes to the understanding of crisis scenarios that demand a quick response from the public authorities.pt_BR
dc.description.resumoEm 25 de janeiro de 2019, ocorreu o rompimento das barragens de rejeitos de minério de ferro B-I, B-IV e B- IV A da Mina Córrego do Feijão no município de Brumadinho, Minas Gerais, resultando em 270 mortes, 11 desparecimentos, impactos ambientais, sociais, econômicos e uma crise a nível regional. Este, contudo não foi um evento isolado no contexto mineiro, evidenciando a relevância de compreender as medidas de gestão da crise e articulação na busca por soluções. Nestes, as competências públicas e privadas se sobrepõem e há complexidade na definição imediata das responsabilidades, uma vez que se trata de um fenômeno antrópico decorrentes de uma atividade econômica, mas com impacto direto em direitos tutelados pelo Estado como a vida, meio ambiente e garantia de propriedade. Apesar da centralidade do ente público na operacionalização e da percepção da solução da crise como uma materialização do interesse público, é preciso destacar que a atuação deste ator sozinho, não é suficiente para solução adequada das implicações de uma crise. Assim, o estudo proposto almeja analisar a implementação para resolução de demandas em situação de crise, a partir da teoria de gestão de crise, da noção de arranjos no contexto da governança e da abordagem da implementação no âmbito público. O objetivo geral do presente trabalho consiste em: analisar a interação na implementação de decisões em situação de crise decorrente do rompimento da barragem de rejeitos em Brumadinho, Minas Gerais. A metodologia adotada foi o estudo de caso nos moldes propostos por Yin (2015), fundamentado na análise de conteúdo dos documentos, entrevistas e registros considerando o método proposto por Bardin (2016). Como o incidente objeto é uma crise com diversas facetas e a temática de interesse é bastante específica, para garantir a profundidade, fez-se necessário priorizar algumas medidas, sendo definidas como casos a implementação das ações de reabilitação: (i) Construção da ponte na Rodovia Alberto Flores (LMG-813) – Ação 1; (ii) Construção da nova adutora para captação de água no Rio Paraopeba destinada ao abastecimento da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) – Ação 2. A análise destacou o papel do Poder Judiciário na condução e na gestão de crises por meio da condução e fomento à composição, com ênfase no monitoramento e na capacidade de requerer ajustes como elementos pouco analisados no âmbito da literatura. Observou-se a relevância dos assessores técnicos como facilitadores do diálogo com capacidade de catalisar a confiança na implementação. O presente estudo contribui, indiretamente, para a compreensão de cenários de crise que demandem resposta rápida do poder público.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Administraçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectGestão de crisept_BR
dc.subjectGovernançapt_BR
dc.subjectArranjospt_BR
dc.subjectImplementaçãopt_BR
dc.subjectRompimento de barragempt_BR
dc.subject.otherAdminstração de crisept_BR
dc.subject.otherGovernançapt_BR
dc.subject.otherMineração (Impacto ambiental)pt_BR
dc.subject.otherAdministraçãopt_BR
dc.titleFormas de articulação para implementação de decisões em situação de crise: o caso do rompimento de barragem em Brumadinho, Minas Geraispt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-5167-4289pt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021.08.31 - Mestrado - Ana Luiza Santos Terra vRepositório.pdf2.3 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons