Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38595
Tipo: Tese
Título: "Mas eles tinha que pôr tudo aí, ó! Isso tá errado, uai!... Seis... Eu vou mandar uma carta prá lá, que ele não tá falando direito, não!": mulheres em processo de envelhecimento, alfabetizandas na EJA, apropriando-se de práticas de numeramento escolares
Autor(es): Flávia Cristina Duarte Pôssas Grossi
Primeiro Orientador: Maria da Conceição Ferreira Reis Fonseca
Primeiro membro da banca : Alda Britto da Motta
Segundo membro da banca: Lúcia Fernanda Pinheiro Barros
Terceiro membro da banca: Lúcia Helena Alvarez Leite
Quarto membro da banca: Filipe Santos Fernandes
Resumo: Este estudo tem como objetivo compreender os modos pelos quais mulheres em processo de envelhecimento, alfabetizandas na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA) se apropriam de práticas de numeramento escolares. Consideramos essa apropriação como instância de sua expressão, e de sua continuada constituição, como mulheres de aprendizagens e de conhecimentos, de vivências e de cultura, de memórias e de esquecimentos, de direitos e de expectativas. Analisamos suas participações nas interações discursivas que acontecem numa turma de alfabetização de um projeto alternativo de educação, conhecido como Instituto ABC (Instituto Amigos do Bem Coletivo), em Barroso, MG, que lhes oferece educação escolar, na modalidade EJA. Acompanhamos 12 mulheres alfabetizandas, durante o ano letivo de 2018, em observação participante, e em entrevistas semiestruturadas, a fim de conferir à pesquisa uma lógica de estudo etnográfico de sala de aula. O registro das aulas foi feito em áudio, em vídeo e em apontamentos em diário de campo; as entrevistas foram gravadas apenas em áudio. Focalizamos, em especial, as interações provocadas, intencionalmente, pela ação pedagógica da professora responsável pela turma em questão, ao trabalhar em sala de aula o gênero discursivo rótulo e as informações que ele veicula, em particular, aquelas que envolvem processos de apropriação de conceitos, ideias, procedimentos, regras e valores relativos à leitura e ao registro do sistema linguístico de datação dos prazos de validade. Nas análises, tensionamos perspectivas sobre os processos de envelhecimento e envelhecimento feminino, bem como focalizamos as mulheres em processo de envelhecimento como público de projetos educativos. Além disso, identificamos processos de produção de significados nas táticas e ações sociais que as alfabetizandas assumem em seus posicionamentos discursivos de e sobre matemática nas interações na sala de aula, tensionando nossa compreensão sobre a relação que essas mulheres estabelecem com seu próprio processo de envelhecimento e com sua experiência escolar, como sujeitos coletivos. Assim, vemos que os processos de apropriação de práticas de numeramento escolares, protagonizados por essas mulheres, apresentam-se configurados não apenas em relações geracionais, mas também de gênero, raciais, econômicas e institucionais, estabelecendo, assim, possibilidades e interdições que demandam lutas e transgressões, confrontam referências e discursos, assim como marcam os modos de significar a cultura letrada.
Abstract: This study aims to understand how aging women, in the process of aging, literacy students at Youth and Adult Education Program (YAE) appropriate school numeracy practices. We consider this appropriation as an instance of their expression and their continuous constitution as women of learning and knowledge, of life experiences and culture, of memories and forgetfulness, of rights and expectations. We analyze their participation in the discursive interactions that take place in a literacy class of an alternative education project, known as ABC Institute, in the city of Barroso, Brazil, which offers YAE. We followed 12 women in literacy process, during the academic year of 2018, using participant observation, and semi-structured interviews, aiming to adopt ethnography as the research logic of this classroom study. The classes were recorded in audio and video and in field notes; the interviews were only recorded in audio. We focus on the classroom interactions intentionally caused by the teacher when working the discursive genre label and the information it conveys. In particular, we analyzed those involving appropriation of concepts, ideas, procedures, rules, and values related to read and register the linguistic system used to write expiration dates. In the analyzes, we tension perspectives on aging and female aging processes, and we look at aging women as educational projects subjects. Furthermore, we identified processes of meaning production in the tactics and social actions, students assume in their discursive positions of and about mathematics when interacting in the classroom. It tensions our understanding about the relationship these women, as collective subjects, establish with their own aging process and their school experience. Thus, we see the processes of appropriation of school numeracy practices carried out by these women as established through generational relations, as well as in gender, racial, economic and institutional relations. These provide possibilities and interdictions, which demand struggles and transgressions, confronting references and discourses, marking the ways of signifying literate culture.
Assunto: Educação
Educação de adultos
Alfabetização de adultos
Aprendizagem de adultos
Idosos - Mulheres - Educação
Envelhecimento - Mulheres
Idosos - Mulheres - Leitura
. Idosos - Mulheres - Escrita
Matemática - Estudo e ensino
Capacidade matemática
Educação de adultos - Relações raciais
Educação de adultos - Relações de gênero
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: FAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Social
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/38595
Data do documento: 26-Mai-2021
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Tese_Doutorado_Flavia_Grossi_posdefesa.pdf6.42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons