Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38595
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Maria da Conceição Ferreira Reis Fonsecapt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2605895454297792pt_BR
dc.contributor.referee1Alda Britto da Mottapt_BR
dc.contributor.referee2Lúcia Fernanda Pinheiro Barrospt_BR
dc.contributor.referee3Lúcia Helena Alvarez Leitept_BR
dc.contributor.referee4Filipe Santos Fernandespt_BR
dc.creatorFlávia Cristina Duarte Pôssas Grossipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5348822497400970pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-05T10:19:58Z-
dc.date.available2021-11-05T10:19:58Z-
dc.date.issued2021-05-26-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38595-
dc.description.abstractThis study aims to understand how aging women, in the process of aging, literacy students at Youth and Adult Education Program (YAE) appropriate school numeracy practices. We consider this appropriation as an instance of their expression and their continuous constitution as women of learning and knowledge, of life experiences and culture, of memories and forgetfulness, of rights and expectations. We analyze their participation in the discursive interactions that take place in a literacy class of an alternative education project, known as ABC Institute, in the city of Barroso, Brazil, which offers YAE. We followed 12 women in literacy process, during the academic year of 2018, using participant observation, and semi-structured interviews, aiming to adopt ethnography as the research logic of this classroom study. The classes were recorded in audio and video and in field notes; the interviews were only recorded in audio. We focus on the classroom interactions intentionally caused by the teacher when working the discursive genre label and the information it conveys. In particular, we analyzed those involving appropriation of concepts, ideas, procedures, rules, and values related to read and register the linguistic system used to write expiration dates. In the analyzes, we tension perspectives on aging and female aging processes, and we look at aging women as educational projects subjects. Furthermore, we identified processes of meaning production in the tactics and social actions, students assume in their discursive positions of and about mathematics when interacting in the classroom. It tensions our understanding about the relationship these women, as collective subjects, establish with their own aging process and their school experience. Thus, we see the processes of appropriation of school numeracy practices carried out by these women as established through generational relations, as well as in gender, racial, economic and institutional relations. These provide possibilities and interdictions, which demand struggles and transgressions, confronting references and discourses, marking the ways of signifying literate culture.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo compreender os modos pelos quais mulheres em processo de envelhecimento, alfabetizandas na Educação de Pessoas Jovens, Adultas e Idosas (EJA) se apropriam de práticas de numeramento escolares. Consideramos essa apropriação como instância de sua expressão, e de sua continuada constituição, como mulheres de aprendizagens e de conhecimentos, de vivências e de cultura, de memórias e de esquecimentos, de direitos e de expectativas. Analisamos suas participações nas interações discursivas que acontecem numa turma de alfabetização de um projeto alternativo de educação, conhecido como Instituto ABC (Instituto Amigos do Bem Coletivo), em Barroso, MG, que lhes oferece educação escolar, na modalidade EJA. Acompanhamos 12 mulheres alfabetizandas, durante o ano letivo de 2018, em observação participante, e em entrevistas semiestruturadas, a fim de conferir à pesquisa uma lógica de estudo etnográfico de sala de aula. O registro das aulas foi feito em áudio, em vídeo e em apontamentos em diário de campo; as entrevistas foram gravadas apenas em áudio. Focalizamos, em especial, as interações provocadas, intencionalmente, pela ação pedagógica da professora responsável pela turma em questão, ao trabalhar em sala de aula o gênero discursivo rótulo e as informações que ele veicula, em particular, aquelas que envolvem processos de apropriação de conceitos, ideias, procedimentos, regras e valores relativos à leitura e ao registro do sistema linguístico de datação dos prazos de validade. Nas análises, tensionamos perspectivas sobre os processos de envelhecimento e envelhecimento feminino, bem como focalizamos as mulheres em processo de envelhecimento como público de projetos educativos. Além disso, identificamos processos de produção de significados nas táticas e ações sociais que as alfabetizandas assumem em seus posicionamentos discursivos de e sobre matemática nas interações na sala de aula, tensionando nossa compreensão sobre a relação que essas mulheres estabelecem com seu próprio processo de envelhecimento e com sua experiência escolar, como sujeitos coletivos. Assim, vemos que os processos de apropriação de práticas de numeramento escolares, protagonizados por essas mulheres, apresentam-se configurados não apenas em relações geracionais, mas também de gênero, raciais, econômicas e institucionais, estabelecendo, assim, possibilidades e interdições que demandam lutas e transgressões, confrontam referências e discursos, assim como marcam os modos de significar a cultura letrada.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPq - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológicopt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFAE - FACULDADE DE EDUCAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Educação - Conhecimento e Inclusão Socialpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/*
dc.subjectEnvelhecimentopt_BR
dc.subjectMulheres idosas e em processo de envelhecimentopt_BR
dc.subjectEscolarização de pessoas idosas na EJApt_BR
dc.subjectApropriação de práticas de numeramento escolarespt_BR
dc.subjectLeitura e escrita de prazos de validade em rótulospt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.subject.otherEducaçãopt_BR
dc.subject.otherEducação de adultospt_BR
dc.subject.otherAlfabetização de adultospt_BR
dc.subject.otherAprendizagem de adultospt_BR
dc.subject.otherIdosos - Mulheres - Educaçãopt_BR
dc.subject.otherEnvelhecimento - Mulherespt_BR
dc.subject.otherIdosos - Mulheres - Leiturapt_BR
dc.subject.other. Idosos - Mulheres - Escritapt_BR
dc.subject.otherMatemática - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherCapacidade matemáticapt_BR
dc.subject.otherEducação de adultos - Relações raciaispt_BR
dc.subject.otherEducação de adultos - Relações de gêneropt_BR
dc.title"Mas eles tinha que pôr tudo aí, ó! Isso tá errado, uai!... Seis... Eu vou mandar uma carta prá lá, que ele não tá falando direito, não!": mulheres em processo de envelhecimento, alfabetizandas na EJA, apropriando-se de práticas de numeramento escolarespt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-5340-1308pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Tese_Doutorado_Flavia_Grossi_posdefesa.pdf6.42 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons