Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/38617
Tipo: | Tese |
Título: | Residência São Jerônimo: entre o acontecimento, a memória e a narrativa |
Autor(es): | Alexandre Romariz Sequeira |
Primeiro Orientador: | Carlos Henrique Rezende Falci |
Primeiro membro da banca : | Marisa de Oliveira Mokarzel |
Segundo membro da banca: | Lívia Afonso de Aquino |
Terceiro membro da banca: | Anna Karina Castanheira Bartolomeu |
Quarto membro da banca: | Eduardo Antônio de Jesus |
Resumo: | A partir de uma proposição de natureza colaborativa, a presente tese trata das relações que se estabelecem entre o acontecimento, a memória, a narrativa e as autoficções poéticas. Pela perspectiva de um morador de uma antiga casa repleta de memórias e em vias de desaparecimento, o estudo reúne considerações acerca de imagem, tempo, ruína e alegoria para analisar proposições de natureza poética que aproximam e confundem o ato de criar com o ato de viver. Interessa-nos investigar o incessante movimento de imitação criadora da experiência temporal viva pautado por uma lógica do esquecimento e da apropriação de outras histórias. Dirigimos especial atenção ao papel das imagens nesse ato e suas possíveis implicações em relação a nosso sentido de alteridade. Nesse sentido, a pesquisa acompanha a transformação da casa em um espaço de convívio entre artistas reunindo diferentes enunciados poéticos na perspectiva de borrar as linhas fronteiriças entre o que é pessoal, o que é do outro e o que é da humanidade. Pretende-se atestar que é pela extensão do tempo enquanto distensão e pelo exercício de escritura do viver, que alcançamos, ao mesmo tempo, as impressões do passado, a multiplicidade do presente e seu dilaceramento em signos do futuro. |
Abstract: | Based on a collaborative artistic proposition, the present thesis investigates the relations that are established between the event, the memory, the narrative and the poetic self-fictions. From the perspective of the last resident of an old house full of memories and in a process of ongoing disappearance, the study brings together considerations about image, time, ruin and allegory to analyze poetic statements that approximate and confuse the act of creating with the act of living. We are interested in investigating the incessant movement of creative imitation of the lived temporal experience ruled by a logic of forgetting and appropriation of other stories. We pay particular attention to the role of images in this act and its possible implications in relation to our sense of otherness. In this sense, the research follows the transformation of the house into a living space between artists bringing together different poetic statements in order to blur the boundaries between what is personal, what is of the other and what is of humanity. The thesis intends to attest that it is by the extension of time as a distension, and by the rewriting exercise of living that we, at the same time, attain the impressions of the past, the multiplicity of the present and its laceration in signs of the future. |
Assunto: | Memória na arte Espaço e tempo em arte Percepção visual Criação (Literária, artística, etc.) Arte - Filosofia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | EBA - ESCOLA DE BELAS ARTES |
Curso: | Programa de Pós-Graduação em Artes |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
metadata.dc.rights.uri: | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/ |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38617 |
Data do documento: | 18-Fev-2020 |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Residencia Sao Jeronimo Entre o acontecimento a memoria e a narrativa_Tese de doutorado_Alexandre Romariz Sequeira_ versão digital .pdf | 12.9 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons