Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38650
Type: | Monografia (especialização) |
Title: | Proposta de sequência didática por meio dos usos das tecnologias digitais com ensino remoto e presencial para alunos do 9º Ano do Ensino Fundamental II |
Authors: | Salete Mamedes Bittencourt |
First Advisor: | Raquel Lima de Abreu Aoki |
First Referee: | Bárbara Amaral da Silva |
Second Referee: | Luciana Martins Arruda |
Abstract: | A leitura compreensiva é uma necessidade no desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem dos(as) estudantes considerando que contribui para o entendimento de todas as disciplinas, bem como para uma boa produção textual. Para tal entende-se que o estudante deve fazer inferências, horizonte máximo da compreensão textual segundo Marcuschi (2008), sendo necessário esse ensino no processo escolar. A proposta desse trabalho é desenvolver uma sequência didática de acordo com Dolz e Schneuwly (2004), com alunos do 9º ano do ensino fundamental, que culminará em uma produção de charge que será exposta na escola para apreciação de todos que fazem parte do dia a dia dela. É uma sequência didática que conta com quatro componentes: apresentação da situação, produção inicial, desenvolvimento dos módulos e produção final, buscando a compreensão e produção do gênero textual em sua totalidade, que aqui será a charge. Nesse trabalho irei discorrer sobre conceito de gênero textual, inferência, texto multimodal, leitura e tecnologias digitais, bases para as atividades que serão desenvolvidas com estudantes sobre o gênero escolhido. Considerando o tempo de pandemia a proposta é aplicar a sequência didática a partir do mês de agosto de 2021, quando teremos boa parte dos(as) estudantes com atendimento presencial na escola e momentos de mediação remota. |
Abstract: | Comprehensive reading is a necessity in the development of the teaching and learning process of students, considering that it contributes to the understanding of all subjects, as well as to a good textual production. For this, it is understood that the student must make inferences, the maximum horizon of textual comprehension according to Marcuschi (2008), this teaching being necessary in the school process. The purpose of this work is to develop a didactic sequence according to Dolz and Schneuwly (2004), with students from the 9th grade of elementary school, which will culminate in a cartoon production that will be displayed at school for the appreciation of all who are part of the day. her day. It is a didactic sequence that has four components: presentation of the situation, initial production, development of modules and final production, seeking to understand and produce the textual genre in its entirety, which here will be the cartoon. In this work I will discuss the concept of textual genre, inference, multimodal text, reading and digital technologies, bases for the activities that will be developed with students about the chosen genre. Considering the pandemic time, the proposal is to apply the didactic sequence from the month of August 2021, when we will have a good part of the students with face-to-face care at school and moments of remote mediation. |
Subject: | Gênero textual – Aprendizagem Métodos de ensino – Tecnologia Tecnologia educacional Produção de textos |
language: | por |
metadata.dc.publisher.country: | Brasil |
Publisher: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Publisher Initials: | UFMG |
metadata.dc.publisher.program: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Rights: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38650 |
Issue Date: | 30-Jul-2021 |
Appears in Collections: | Especialização em Língua Portuguesa |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
ARQUIVO TCC - SALETE.pdf | TCC PROLEITURA | 1.8 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.