Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38725
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Marcos Elias Sala | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-25T18:02:51Z | - |
dc.date.available | 2021-11-25T18:02:51Z | - |
dc.date.issued | 2016-10 | - |
dc.citation.issue | 9 | pt_BR |
dc.citation.spage | 81 | pt_BR |
dc.citation.epage | 87 | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38725 | - |
dc.description.resumo | Este trabalho visa a analisar como os mapas com temáticas geomorfológicas podem estar contribuindo para o insistente desinteresse de professores e alunos no ensino-aprendizagem deste assunto na educação básica. A frieza dos mapas geomorfológicos em geral, e especialmente das formas superficiais de relevo, manifesta-se principalmente a partir da elaboração de maneira esquemática, e que pouco representa a realidade percebida por estudantes que estão em estágio inicial de aprendizagem de geomorfologia. Foi realizada uma pesquisa com 205 estudantes de 6º ano em quatro escolas de Belo Horizonte/MG, na qual foram apresentados dois exercícios sobre geomorfologia, sendo um para se resolver com o auxílio de um mapa e o outro com o auxílio de um bloco-diagrama. Os resultados mostraram que os estudantes compreendem melhor alguns elementos da dinâmica geomorfológica quando se usa o bloco diagrama, o que leva a crer que há premente necessidade em se repensar a eficácia das técnicas e convenções cartográficas utilizadas para elaboração de mapas de formas superficiais de relevo. Deve-se abrir mais possibilidades de inserção de elementos artísticos nos mapas. Os resultados mostraram, ainda, que de maneira geral a aprendizagem de geomorfologia no 6º ano é deficiente. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Colóquio de Cartografia Para Crianças e Escolares | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Cartografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Representação | pt_BR |
dc.subject | Relevo | pt_BR |
dc.subject | Geomorfologia | pt_BR |
dc.subject.other | Geociências | pt_BR |
dc.subject.other | Geografia - Estudo e ensino | pt_BR |
dc.subject.other | Geomorfologia - Mapas | pt_BR |
dc.subject.other | Educação básica | pt_BR |
dc.title | As cartogra'frias' das formas de relevo na educação básica | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://geceufg.wixsite.com/coloquiocartografia | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/0000-0002-9943-0224 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
As cartogra'frias' das formas de relevo na educação básica.pdf | 241.89 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.