Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38725
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.creatorMarcos Elias Salapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T18:02:51Z-
dc.date.available2021-11-25T18:02:51Z-
dc.date.issued2016-10-
dc.citation.issue9pt_BR
dc.citation.spage81pt_BR
dc.citation.epage87pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38725-
dc.description.resumoEste trabalho visa a analisar como os mapas com temáticas geomorfológicas podem estar contribuindo para o insistente desinteresse de professores e alunos no ensino-aprendizagem deste assunto na educação básica. A frieza dos mapas geomorfológicos em geral, e especialmente das formas superficiais de relevo, manifesta-se principalmente a partir da elaboração de maneira esquemática, e que pouco representa a realidade percebida por estudantes que estão em estágio inicial de aprendizagem de geomorfologia. Foi realizada uma pesquisa com 205 estudantes de 6º ano em quatro escolas de Belo Horizonte/MG, na qual foram apresentados dois exercícios sobre geomorfologia, sendo um para se resolver com o auxílio de um mapa e o outro com o auxílio de um bloco-diagrama. Os resultados mostraram que os estudantes compreendem melhor alguns elementos da dinâmica geomorfológica quando se usa o bloco diagrama, o que leva a crer que há premente necessidade em se repensar a eficácia das técnicas e convenções cartográficas utilizadas para elaboração de mapas de formas superficiais de relevo. Deve-se abrir mais possibilidades de inserção de elementos artísticos nos mapas. Os resultados mostraram, ainda, que de maneira geral a aprendizagem de geomorfologia no 6º ano é deficiente.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofColóquio de Cartografia Para Crianças e Escolarespt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectCartografiapt_BR
dc.subjectEnsinopt_BR
dc.subjectRepresentaçãopt_BR
dc.subjectRelevopt_BR
dc.subjectGeomorfologiapt_BR
dc.subject.otherGeociênciaspt_BR
dc.subject.otherGeografia - Estudo e ensinopt_BR
dc.subject.otherGeomorfologia - Mapaspt_BR
dc.subject.otherEducação básicapt_BR
dc.titleAs cartogra'frias' das formas de relevo na educação básicapt_BR
dc.typeArtigo de Eventopt_BR
dc.url.externahttp://geceufg.wixsite.com/coloquiocartografiapt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0002-9943-0224pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Evento

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
As cartogra'frias' das formas de relevo na educação básica.pdf241.89 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.