Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/38729
Tipo: | Monografia (especialização) |
Título: | Aprendizagem da leitura nos anos finais da educação infantil |
Autor(es): | Márcia Libânio Teixeira |
primer Tutor: | Marcelo Chiaretto. |
primer miembro del tribunal : | Alex Fabiani de Brito Torres |
Segundo miembro del tribunal: | Allana Mátar de Figueiredo |
Resumen: | Este estudo tem como objetivo efetuar uma análise da aprendizagem explícita sobre o ato de ensinar a leitura a partir de atividades de leitura nos anos finais da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sugerindo ao adulto-leitor estratégias para a leitura de livros literários para crianças. Sob o ponto de vista teórico, o trabalho utiliza textos de teóricos estudados ao longo do curso para fundamentar a proposta apresentada. A formação dos professores-leitores é considerada como ponto importante para a aprendizagem da leitura pela criança, assim como a parceria família-escola ao propor, durante as reuniões escolares, estímulos no dia a dia da família para o desenvolvimento da linguagem infantil e estratégias que podem ser planejadas para inserir a criança no universo literário. Este estudo se apoia também em algumas teorias com contribuições de Chiaretto (2014), Coscarelli (2010), Leal (2006), Kleiman (1995) além da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), Conta pra mim (BRASIL, 2019), entre outros. Palavras-chave: leitura; formação, estratégias. |
Abstract: | This study aims to carry out an analysis of explicit learning about the act of teaching reading activities in the final years of kindergarten and early years old of elementary education, suggesting to the adult-reader strategies for reading children’s books. From a theoretical point of view, the work uses texts from theorists studied thoughout the course to support the proposal presented. The training of teachers-readers is considered an important point for the child’s learning to real, as well as family-school partnership by proposing, during school meetings, stimulate the families’s daily life for developing of children’s language and strategies that can be planned to insert the child in the literacy universe. This study is also supported by some theories with contributions from Chiaretto (2014), Coscarelli (2010), Leal (2006), Kleiman (1995) in the addition to Base Nacional Comum Curricular (a Common National Curriculum Base), (BRASIL, 2017), the “Program Conta pra mim”(Read to me) (BRASIL, 2019), between others. Keywords: reading, training, strategies. |
Asunto: | Leitura – Aprendizagem Crianças – Livros e leitura |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | FALE - FACULDADE DE LETRAS |
Curso: | Curso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textos |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38729 |
Fecha del documento: | 12-may-2021 |
Aparece en las colecciones: | Especialização em Língua Portuguesa |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Proleitura TCC 04052021 revisado final _1_ _1_.pdf | 541.67 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.