Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38729
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Marcelo Chiaretto.pt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3206811196555044pt_BR
dc.contributor.referee1Alex Fabiani de Brito Torrespt_BR
dc.contributor.referee2Allana Mátar de Figueiredopt_BR
dc.creatorMárcia Libânio Teixeirapt_BR
dc.date.accessioned2021-11-25T22:37:08Z-
dc.date.available2021-11-25T22:37:08Z-
dc.date.issued2021-05-12-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38729-
dc.description.abstractThis study aims to carry out an analysis of explicit learning about the act of teaching reading activities in the final years of kindergarten and early years old of elementary education, suggesting to the adult-reader strategies for reading children’s books. From a theoretical point of view, the work uses texts from theorists studied thoughout the course to support the proposal presented. The training of teachers-readers is considered an important point for the child’s learning to real, as well as family-school partnership by proposing, during school meetings, stimulate the families’s daily life for developing of children’s language and strategies that can be planned to insert the child in the literacy universe. This study is also supported by some theories with contributions from Chiaretto (2014), Coscarelli (2010), Leal (2006), Kleiman (1995) in the addition to Base Nacional Comum Curricular (a Common National Curriculum Base), (BRASIL, 2017), the “Program Conta pra mim”(Read to me) (BRASIL, 2019), between others. Keywords: reading, training, strategies.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo tem como objetivo efetuar uma análise da aprendizagem explícita sobre o ato de ensinar a leitura a partir de atividades de leitura nos anos finais da Educação Infantil e dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sugerindo ao adulto-leitor estratégias para a leitura de livros literários para crianças. Sob o ponto de vista teórico, o trabalho utiliza textos de teóricos estudados ao longo do curso para fundamentar a proposta apresentada. A formação dos professores-leitores é considerada como ponto importante para a aprendizagem da leitura pela criança, assim como a parceria família-escola ao propor, durante as reuniões escolares, estímulos no dia a dia da família para o desenvolvimento da linguagem infantil e estratégias que podem ser planejadas para inserir a criança no universo literário. Este estudo se apoia também em algumas teorias com contribuições de Chiaretto (2014), Coscarelli (2010), Leal (2006), Kleiman (1995) além da Base Nacional Comum Curricular (BRASIL, 2017), Conta pra mim (BRASIL, 2019), entre outros. Palavras-chave: leitura; formação, estratégias.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programCurso de Especialização em Língua Portuguesa: Teorias e Práticas de Ensino de Leitura e Produção de Textospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectleiturapt_BR
dc.subjectformaçãopt_BR
dc.subjectestratégiaspt_BR
dc.subject.otherLeitura – Aprendizagempt_BR
dc.subject.otherCrianças – Livros e leiturapt_BR
dc.titleAprendizagem da leitura nos anos finais da educação infantilpt_BR
dc.typeMonografia (especialização)pt_BR
Appears in Collections:Especialização em Língua Portuguesa

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Proleitura TCC 04052021 revisado final _1_ _1_.pdf541.67 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.