Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38744
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Fausto Borémpt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5589268218426587pt_BR
dc.contributor.referee1Sonia Marta Rodrigues Raymundopt_BR
dc.contributor.referee2Ricardo Bessa Magalhães Françapt_BR
dc.contributor.referee3Valdir Claudinopt_BR
dc.contributor.referee4Elise Barbara Pittengerpt_BR
dc.contributor.referee5Luciana Monteiro de Castro Silva Dutrapt_BR
dc.creatorAlfredo Ribeiropt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/2403332847147578pt_BR
dc.date.accessioned2021-11-29T13:27:14Z-
dc.date.available2021-11-29T13:27:14Z-
dc.date.issued2021-10-18-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38744-
dc.description.resumoEstudo sobre a utilização sistemática de efeitos vocais realizados por Elis Regina em gravações históricas, selecionadas ao longo de 15 anos de sua carreira. O trinômio texto-som-imagem é analisado em cinco estudos de caso a partir das seguintes fontes primárias: Upa, Neguinho (REGINA, 1965; áudio), de Edu LOBO e Gianfrancesco GUARNIERI (1964), O Sonho (REGINA, 1969; videoclipe), de Egberto GISMONTI (1966), Black is Beautiful (REGINA, 1972; videoclipe), de Paulo Sergio VALLE e Marcos VALLE (1970), Como Nossos pais (REGINA, 1976; videoclipe), de Belchior (1976), e Alô, Alô, Marciano (REGINA, 1980; videoclipe), de Rita LEE e Roberto de CARVALHO (1980). Foi utilizado o mAAVm (Método de Análise de Áudio e Vídeos de música; BORÉM, 2018; BORÉM, 2016 e outros) e os seguintes procedimentos metodológicos: (1) análise espectrográfica dos sons, tendo como foco nove efeitos vocais (portamento, scoop, vibrato, tremor, yodel, drive, crepitação, modulação timbrística e onomatopeias); (2) análise dos videoclipes abarcando cenografia (palco, iluminação, vestuário e objetos de cena), montagem e edição de imagens; (3) análise das manifestações emocionais de Elis Regina através dos referenciais de ECKMAN e FRIESEN (1978) e do sistema de codificação de ações faciais FACS (Facial Action Coding System). Os resultados mostram que Elis Regina utiliza os nove efeitos vocais de maneira sistemática (sublinhando o conteúdo das letras da música com sua voz e sua imagem no palco) e planejada (enfatizando elementos estruturais e simétricos da forma) para criar ênfases pelas quais suas performances se tornaram referenciais. Na sua busca de uma estreita relação entre o conteúdo semântico das canções e suas expressões vocais e cênicas, ela, como uma “coautora” das canções, construía personagens complexas e em sintonia com questões centrais de seu tempo, tanto explicitamente quanto comunicando mensagens subliminares nas suas narrativas das canções. Finalmente, vimos que Elis Regina assumia um grande controle sobre a realização de sua expressão artística, a qual não é guiada pela espontaneidade, mas cuja concepção e precisão técnica altamente disciplinadas resultavam em uma naturalidade.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentMUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Músicapt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectEfeitos vocais de Elis Reginapt_BR
dc.subjectPráticas de Performance Musicalpt_BR
dc.subjectAnálise espectral de áudio de músicapt_BR
dc.subjectAnálise de vídeos de músicapt_BR
dc.subject.otherMúsica - Análise, apreciaçãopt_BR
dc.subject.otherRegina, Elis, 1945 -1982 - Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherMúsica popular - Brasilpt_BR
dc.titleEfeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Reginapt_BR
dc.typeTesept_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE FINAL - ALFREDO RIBEIRO.pdfTese - Alfredo Ribeiro5.23 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.