Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38744
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.advisor1 | Fausto Borém | pt_BR |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5589268218426587 | pt_BR |
dc.contributor.referee1 | Sonia Marta Rodrigues Raymundo | pt_BR |
dc.contributor.referee2 | Ricardo Bessa Magalhães França | pt_BR |
dc.contributor.referee3 | Valdir Claudino | pt_BR |
dc.contributor.referee4 | Elise Barbara Pittenger | pt_BR |
dc.contributor.referee5 | Luciana Monteiro de Castro Silva Dutra | pt_BR |
dc.creator | Alfredo Ribeiro | pt_BR |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/2403332847147578 | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-29T13:27:14Z | - |
dc.date.available | 2021-11-29T13:27:14Z | - |
dc.date.issued | 2021-10-18 | - |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38744 | - |
dc.description.resumo | Estudo sobre a utilização sistemática de efeitos vocais realizados por Elis Regina em gravações históricas, selecionadas ao longo de 15 anos de sua carreira. O trinômio texto-som-imagem é analisado em cinco estudos de caso a partir das seguintes fontes primárias: Upa, Neguinho (REGINA, 1965; áudio), de Edu LOBO e Gianfrancesco GUARNIERI (1964), O Sonho (REGINA, 1969; videoclipe), de Egberto GISMONTI (1966), Black is Beautiful (REGINA, 1972; videoclipe), de Paulo Sergio VALLE e Marcos VALLE (1970), Como Nossos pais (REGINA, 1976; videoclipe), de Belchior (1976), e Alô, Alô, Marciano (REGINA, 1980; videoclipe), de Rita LEE e Roberto de CARVALHO (1980). Foi utilizado o mAAVm (Método de Análise de Áudio e Vídeos de música; BORÉM, 2018; BORÉM, 2016 e outros) e os seguintes procedimentos metodológicos: (1) análise espectrográfica dos sons, tendo como foco nove efeitos vocais (portamento, scoop, vibrato, tremor, yodel, drive, crepitação, modulação timbrística e onomatopeias); (2) análise dos videoclipes abarcando cenografia (palco, iluminação, vestuário e objetos de cena), montagem e edição de imagens; (3) análise das manifestações emocionais de Elis Regina através dos referenciais de ECKMAN e FRIESEN (1978) e do sistema de codificação de ações faciais FACS (Facial Action Coding System). Os resultados mostram que Elis Regina utiliza os nove efeitos vocais de maneira sistemática (sublinhando o conteúdo das letras da música com sua voz e sua imagem no palco) e planejada (enfatizando elementos estruturais e simétricos da forma) para criar ênfases pelas quais suas performances se tornaram referenciais. Na sua busca de uma estreita relação entre o conteúdo semântico das canções e suas expressões vocais e cênicas, ela, como uma “coautora” das canções, construía personagens complexas e em sintonia com questões centrais de seu tempo, tanto explicitamente quanto comunicando mensagens subliminares nas suas narrativas das canções. Finalmente, vimos que Elis Regina assumia um grande controle sobre a realização de sua expressão artística, a qual não é guiada pela espontaneidade, mas cuja concepção e precisão técnica altamente disciplinadas resultavam em uma naturalidade. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | pt_BR |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | MUS - DEPARTAMENTO DE INSTRUMENTO E CANTO | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Música | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Efeitos vocais de Elis Regina | pt_BR |
dc.subject | Práticas de Performance Musical | pt_BR |
dc.subject | Análise espectral de áudio de música | pt_BR |
dc.subject | Análise de vídeos de música | pt_BR |
dc.subject.other | Música - Análise, apreciação | pt_BR |
dc.subject.other | Regina, Elis, 1945 -1982 - Crítica e interpretação | pt_BR |
dc.subject.other | Música popular - Brasil | pt_BR |
dc.title | Efeitos vocais e o trinômio texto-som-imagem em cinco gravações de Elis Regina | pt_BR |
dc.type | Tese | pt_BR |
Appears in Collections: | Teses de Doutorado |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
TESE FINAL - ALFREDO RIBEIRO.pdf | Tese - Alfredo Ribeiro | 5.23 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.