Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38765
Tipo: Artigo de Evento
Título: Diálogo entre práticas matemáticas da aldeia e práticas matemáticas da escola: considerações a partir de um curso de formação intercultural
Autor(es): Ruana Priscila da Silva Brito
Resumo: Este artigo tem como objetivo compreender a apropriação de práticas matemáticas, por meio dos discursos sobre a educação escolar indígena que permeia o diálogo entre práticas matemáticas da tradição indígena e práticas matemáticas escolares, em um contexto de formação intercultural, o Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas – FIEI/UFMG. No percurso metodológico julgamos fértil buscar apoio em procedimentos de inspiração etnográfica, bem como nos recursos da análise do discurso. Em nossa análise vimos a importância de se indagar sobre os valores e as perspectivas da matemática produzida em jogos discursivos que revelam o confronto com aqueles da matemática escolar para a negociação de significados. Um dos resultados deste estudo foi a reflexão sobre a possibilidade de uma educação escolar indígena que compreenda os diferente modos de significar, construir e participar das práticas matemáticas escolares.
Assunto: Escolas indígenas
Indígenas - Educação
Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38765
Data do documento: 2016
metadata.dc.url.externa: http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/apresentacao.html
metadata.dc.relation.ispartof: Encontro Nacional de Educação Matemática
Aparece nas coleções:Artigo de Evento



Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.