Please use this identifier to cite or link to this item:
http://hdl.handle.net/1843/38765
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.creator | Ruana Priscila da Silva Brito | pt_BR |
dc.date.accessioned | 2021-11-30T19:07:25Z | - |
dc.date.available | 2021-11-30T19:07:25Z | - |
dc.date.issued | 2016 | - |
dc.citation.issue | 12 | pt_BR |
dc.identifier.issn | 2178-034X | pt_BR |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/1843/38765 | - |
dc.description.resumo | Este artigo tem como objetivo compreender a apropriação de práticas matemáticas, por meio dos discursos sobre a educação escolar indígena que permeia o diálogo entre práticas matemáticas da tradição indígena e práticas matemáticas escolares, em um contexto de formação intercultural, o Curso de Formação Intercultural para Educadores Indígenas – FIEI/UFMG. No percurso metodológico julgamos fértil buscar apoio em procedimentos de inspiração etnográfica, bem como nos recursos da análise do discurso. Em nossa análise vimos a importância de se indagar sobre os valores e as perspectivas da matemática produzida em jogos discursivos que revelam o confronto com aqueles da matemática escolar para a negociação de significados. Um dos resultados deste estudo foi a reflexão sobre a possibilidade de uma educação escolar indígena que compreenda os diferente modos de significar, construir e participar das práticas matemáticas escolares. | pt_BR |
dc.format.mimetype | pt_BR | |
dc.language | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Minas Gerais | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.publisher.department | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFMG | pt_BR |
dc.relation.ispartof | Encontro Nacional de Educação Matemática | pt_BR |
dc.rights | Acesso Aberto | pt_BR |
dc.subject | Apropriação de práticas matemáticas | pt_BR |
dc.subject | Discursos | pt_BR |
dc.subject | Educação Escolar Indígena | pt_BR |
dc.subject | Escola Indígena | pt_BR |
dc.subject.other | Escolas indígenas | pt_BR |
dc.subject.other | Indígenas - Educação | pt_BR |
dc.subject.other | Matemática - Estudo e ensino - Pesquisa | pt_BR |
dc.title | Diálogo entre práticas matemáticas da aldeia e práticas matemáticas da escola: considerações a partir de um curso de formação intercultural | pt_BR |
dc.type | Artigo de Evento | pt_BR |
dc.url.externa | http://www.sbembrasil.org.br/enem2016/anais/apresentacao.html | pt_BR |
dc.identifier.orcid | https://orcid.org/ 0000-0002-1110-1662 | pt_BR |
Appears in Collections: | Artigo de Evento |
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
Diálogo entre práticas matemáticas da aldeia e práticas matemáticas da escola_considerações a partir de um curso de formação intercultural.pdf | 243.39 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.