Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38776
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Entre playgrounds, praças de jogos e jardins de recreio: o debate sobre a proveitosa ocupação do tempo
Título(s) alternativo(s): Between playgrounds, praças de jogos and jardins de recreio: the discussion about the useful occupation of time
Entre áreas de juego, plazas y jardines de recreo: el debate sobre la ocupación del tiempo provechosa
Autor(es): Giovanna Camila da Silva
Resumo: Este estudo investiga iniciativas relacionadas à construção de playgrounds, de praças de jogos e de jardins de recreio durante as décadas de 1920 e 1930, em experiências educacionais empreendidas no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, por sujeitos ligados à Associação Cristã de Moços. A análise das fontes mobilizadas permite indicar que a consideração daqueles lugares como extensão da escola, o entendimento de que eles constituiriam momento privilegiado para dar expansão aos instintos infantis, a compreensão de que as atividades ali desenvolvidas poderiam incorporar códigos para a vida social dos alunos e a preocupação com a boa ocupação do tempo livre compuseram o arranjo argumentativo para a defesa da instalação de tais espaços educativos.
Abstract: This study looks into actions related to the construction of playgrounds, praças de jogos and jardins de recreio in the 1920s and 1930s, in educational experiences conducted in the Brazilian states of Rio de Janeiro, Minas Gerais and Rio Grande do Sul, facilitated by subjects linked to the Young Men’s Christian Association. The analysis of the documents indicates that seeing those spaces as extensions of the school environment, understanding that they were privileged moments to expand children’s instincts and understanding that the activities developed there could incorporate codes for student´s social life and concern with good use of free time were part of the arguments to legitimate the construction of those educational spaces.
Assunto: Educação física
Espaços públicos
Lazer - Aspectos sociais
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Identificador DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.92967
URI: http://hdl.handle.net/1843/38776
Data do documento: 24-Dez-2019
metadata.dc.url.externa: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/92967
metadata.dc.relation.ispartof: Revista Movimento
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