Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38776
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dc.creatorGiovanna Camila da Silvapt_BR
dc.date.accessioned2021-12-02T14:03:26Z-
dc.date.available2021-12-02T14:03:26Z-
dc.date.issued2019-12-24-
dc.citation.volume25pt_BR
dc.identifier.doihttps://doi.org/10.22456/1982-8918.92967pt_BR
dc.identifier.issn1982-8918pt_BR
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38776-
dc.description.abstractThis study looks into actions related to the construction of playgrounds, praças de jogos and jardins de recreio in the 1920s and 1930s, in educational experiences conducted in the Brazilian states of Rio de Janeiro, Minas Gerais and Rio Grande do Sul, facilitated by subjects linked to the Young Men’s Christian Association. The analysis of the documents indicates that seeing those spaces as extensions of the school environment, understanding that they were privileged moments to expand children’s instincts and understanding that the activities developed there could incorporate codes for student´s social life and concern with good use of free time were part of the arguments to legitimate the construction of those educational spaces.pt_BR
dc.description.resumoEste estudo investiga iniciativas relacionadas à construção de playgrounds, de praças de jogos e de jardins de recreio durante as décadas de 1920 e 1930, em experiências educacionais empreendidas no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e no Rio Grande do Sul, por sujeitos ligados à Associação Cristã de Moços. A análise das fontes mobilizadas permite indicar que a consideração daqueles lugares como extensão da escola, o entendimento de que eles constituiriam momento privilegiado para dar expansão aos instintos infantis, a compreensão de que as atividades ali desenvolvidas poderiam incorporar códigos para a vida social dos alunos e a preocupação com a boa ocupação do tempo livre compuseram o arranjo argumentativo para a defesa da instalação de tais espaços educativos.pt_BR
dc.format.mimetypepdfpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentCP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAUpt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.relation.ispartofRevista Movimentopt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectInstalações esportivas e recreacionaispt_BR
dc.subjectAssociação Cristã de Moçospt_BR
dc.subjectAtividades de lazerpt_BR
dc.subject.otherEducação físicapt_BR
dc.subject.otherEspaços públicospt_BR
dc.subject.otherLazer - Aspectos sociaispt_BR
dc.titleEntre playgrounds, praças de jogos e jardins de recreio: o debate sobre a proveitosa ocupação do tempopt_BR
dc.title.alternativeBetween playgrounds, praças de jogos and jardins de recreio: the discussion about the useful occupation of timept_BR
dc.title.alternativeEntre áreas de juego, plazas y jardines de recreo: el debate sobre la ocupación del tiempo provechosapt_BR
dc.typeArtigo de Periódicopt_BR
dc.url.externahttps://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/92967pt_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/ 0000-0002-5705-0573pt_BR
Appears in Collections:Artigo de Periódico



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