Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/38800
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Intelectuais, instrução pública e redes de sociabilidades (Minas Gerais-1831/1840) |
Autor(es): | Marcilaine Soares Inácio Gomes |
Resumen: | A presente comunicação sintetiza os resultados de uma investigação sobre a relação entre política e educação, em Minas Gerais tomando como objeto de investigação as sociedades políticas, literárias e filantrópicas no período regencial (1831-1840). Essas associações multiplicaram-se, não só em Minas, como em todo o Brasil, durante as Regências. Para um grupo de treze políticos e letrados mineiros, membros do setor abastecedor, a instalação das Regências funcionou como uma estrutura de oportunidades políticas que lhes abriu espaço para a participação política e, consequentemente, para conduzirem o nascente Estado brasileiro na direção desejada. Para tanto esses sujeitos se engajaram intensamente na criação e na manutenção de associações políticas, literárias e filantrópicas que se constituíram em espaços privilegiados de formulações de diagnósticos e de projetos individuais e coletivos para o Estado Nacional. Nesse espaço de sociabilidades específico – as associações – formularam e executaram projetos político-culturais entendidos, aqui, como projetos educativos. E a partir de diferentes espaços e redes de sociabilidades desenvolveram diversas ações relacionadas à educação e à estruturação do serviço de instrução pública na província de Minas Gerais. A abordagem teórico-metodológica adotada, tanto na execução da pesquisa quanto na tessitura do texto, é a da história política entendida a partir das formulações teórico-conceituais da história cultural. Assim os conceitos esfera pública de poder, projeto, sociabilidade e microcosmos são centrais para a compreensão do objeto investigado. Com relação às fontes, o conjunto é constituído por correspondências, enviadas à Presidência da Província por sociedades políticas, literárias e musicais entre 1823 e 1852 e por documentos do Fundo de Instrução Pública pertencentes à Seção Provincial, ambos sob a guarda do Arquivo Público Mineiro. Também fazem parte do conjunto os periódicos editados em Minas, no período recortado pela pesquisa e que se encontram na Hemeroteca Pública Assis Chateaubriand e na Fundação Biblioteca Nacional. |
Asunto: | Educação - Aspectos políticos História social Educação - Brasil - História Escolas públicas - Brasil - História |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de acceso: | Acesso Restrito |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38800 |
Fecha del documento: | 26-jun-2017 |
metadata.dc.url.externa: | www.even3.com.br/Anais/COPEHE/50438-INTELECTUAIS-INSTRUCAO-PUBLICA-E-REDES-DE-SOCIABILIDADES-(MINAS-GERAIS-18311840) |
metadata.dc.relation.ispartof: | Congresso de Pesquisa e Ensino de História da Educação em Minas Gerais: Repensar a História da Educação, Pensar a Política na História da Educação |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
no existem archivos asociados a este elemento.
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.