Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/38817
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Sérgio Luiz Prado Belleipt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3009667606718863pt_BR
dc.contributor.referee1Roberto Alexandre do Carmo Saidpt_BR
dc.contributor.referee2Elisa Maria Amorim Vieirapt_BR
dc.contributor.referee3Maria Imaculada Angelica Nascimentopt_BR
dc.contributor.referee4Véronique Pleschpt_BR
dc.creatorAugustto Corrêa Ciprianipt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4066413066788241pt_BR
dc.date.accessioned2021-12-07T14:20:21Z-
dc.date.available2021-12-07T14:20:21Z-
dc.date.issued2021-11-24-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/38817-
dc.description.abstractIn recent years, in Brazil, we have observed the maturing of a tendency to experiment with writing which, in dialogue with the most diverse national and international traditions, transits on the border between word and image, between the legible and the visible. Artists such as Gustavo Speridião and the poet Guilherme Zarvos build a new poetics of the scriptural, drawing parallels with graffiti and bringing the act of writing closer to the gesture of drawing. As a result, an aesthetic moment of mutual contagion between poetry and visual arts is consolidated through the valorization of manual writing, in which the sharing of thematic and visual traits is perceived, regardless of the chosen support, be it a book, a canvas, or a wall. Within this panorama, I choose as case study the paintings by Speridião, marked by the unabashed use of words, and the scriptural poems by Zarvos, which combine writing, drawing, and scribbling. These new objects that I choose to call "contemporary Brazilian writing" offer challenges and new ways to think about literature today, bringing to light fundamental questions for situating literature, at a time when it establishes interdisciplinary links with other fields. With special interest in the reflection on writing based on the works of the authors in question, the purpose of this study is to understand the impasses and challenges for a concept of writing, considering its placement in an aesthetic moment of poetic and imagetic experimentation of manual writing. In order to do so, we take a panorama of perspectives, from the ways in which current criticism and theory of literature and art deal with the hybrid objects between poetry and visual arts; the formal and thematic intertexts with graffiti; the relations between word and image; the manual aspects of the analyzed texts to, finally, a conceptual study of writing and its aesthetic, poetic, and political implications.pt_BR
dc.description.resumoNos últimos anos, no Brasil, observou-se o amadurecimento de uma tendência de experimentação com a escrita que, dialogando com tradições nacionais e internacionais das mais diversas, transita na fronteira entre palavra e imagem, entre o legível e o visível. Artistas como Gustavo Speridião e o poeta Guilherme Zarvos constroem uma nova poética do escritural, traçando paralelos com o graffiti e aproximando o ato de escrever com o gesto do desenhar. Desse modo, consolida-se no cenário nacional um momento estético de contágio mútuo entre poesia e artes visuais, através da valorização da escrita manual, em que se percebe o compartilhamento de traços temáticos e visuais independentemente do suporte escolhido, seja ele o livro, a tela ou o muro. Dentro desse panorama, elejo como exemplares as telas de Speridião, marcadas pela utilização desavergonhada do verbo, e as poesias escriturais de Zarvos, que embaralham escrita, desenho, garatuja. Tais novos objetos que opto por denominar “escritas contemporâneas brasileiras” oferecem desafios e caminhos novos para se pensar o fazer literário contemporâneo, trazendo à tona questionamentos fundamentais para a compreensão do lugar da literatura, no momento em que estabelece vínculos interdisciplinares com outras áreas. Com especial interesse na reflexão sobre a escrita a partir das obras dos autores em questão, a proposta deste estudo é de compreender os impasses e desafios para um conceito de escrita, tendo em vista sua inserção em um momento estético de experimentação poética e imagética da escrita manual. Para isso, lança-se mão de um panorama de perspectivas, desde os modos com que a atual crítica e teoria da literatura e de arte lidam com os objetos híbridos entre poesia e artes visuais; os intertextos formais e temáticos com o graffiti; as relações entre palavra e imagem; os aspectos manuais das escritas estudadas até, por fim, um estudo conceitual da escrita e suas implicações estéticas, poéticas e políticas.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentFALE - FACULDADE DE LETRASpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Estudos Literáriospt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectGuilherme Zarvospt_BR
dc.subjectGustavo Speridiãopt_BR
dc.subjectEscritapt_BR
dc.subjectGraffitipt_BR
dc.subjectPalavra e Imagempt_BR
dc.subject.otherZarvos, Guilherme, 1957- – Crítica e interpretaçãopt_BR
dc.subject.otherSperidião, Gustavopt_BR
dc.subject.otherArte e literaturapt_BR
dc.subject.otherGrafitept_BR
dc.subject.otherPoesia visual brasileira – História e críticapt_BR
dc.subject.otherCriação (Literária, artística, etc.)pt_BR
dc.subject.otherArtes gráficaspt_BR
dc.titleEscritas contemporâneas brasileiras: escrita manual a partir de Guilherme Zarvos e Gustavo Speridiãopt_BR
dc.typeTesept_BR
dc.identifier.orcidhttps://orcid.org/0000-0001-8876-2904pt_BR
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
Escritas contemporâneas brasileiras - Augustto Correa Cipriani PDFA.pdf3.05 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.