Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://hdl.handle.net/1843/38829
Tipo: | Artigo de Periódico |
Título: | Práticas digitais, lazer e adolescência: uma etnografia |
Título(s) alternativo(s): | Digital practices, leisure and adolescence: an ethnography |
Autor(es): | Guilherme Carvalho Franco da Silveira |
Resumo: | O presente texto apresenta resultados de pesquisa cujo objetivo é compreender usos e sentidos que emergem de práticas mediadas pelas mídias digitais no cotidiano de adolescentes do terceiro ciclo de uma escola de ensino fundamental de tempo integral. A metodologia de pesquisa, na perspectiva da etnografia, envolveu: a) observação participante das práticas digitais dos adolescentes na escola; b) oficina de práticas digitais na escola. As principais questões que surgiram da pesquisa de campo dizem respeito a: nativos digitais; práticas digitais e gênero; práticas digitais e sociabilidade. Conclui-se pela crítica à noção de nativo digital e pela compreensão das práticas digitais como importantes atividades de lazer de adolescentes, que borram as fronteiras entre lazer, obrigação e estudo e que são mais um meio de sociabilidade e compartilhamento de experiências de vida do que de isolamento social. |
Abstract: | The present text presents results of a research whose objective is to understand uses and meanings that emerge from practices mediated by digital media in the daily life of adolescents of an elementary school. The research methodology, from the perspective of ethnography, involved the following procedures: a) participant observation of adolescents' digital practices in school; b) digital practices workshop in the school. The main questions that emerged from the field research concern: digital natives; digital practices and gender; digital practices and sociability. It concludes by criticizing the notion of digital natives and by understanding digital practices as important leisure activities for adolescents, which blur the boundaries between leisure, obligation and study and which are more a means of sociability and sharing of life experiences than of social isolation. |
Assunto: | Mídia digital Mediação Adolescentes Etnologia |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Instituição: | UFMG |
Departamento: | CP - CENTRO PEDAGOGICO - 1o.GRAU |
Tipo de Acesso: | Acesso Aberto |
Identificador DOI: | https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1937 |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38829 |
Data do documento: | Dez-2018 |
metadata.dc.url.externa: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/licere/article/view/1937 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Licere |
Aparece nas coleções: | Artigo de Periódico |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Práticas digitais, lazer e adolescência - uma etnografia.pdf | 462.64 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.