Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/38843
Tipo: Tese
Título: Abordagens robustas para o problema de sequenciamento flow shop cross-docking
Título(s) alternativo(s): Robust approaches to the cross-docking flow shop scheduling problem
Autor(es): Gabriela Braga Fonseca
Primeiro Orientador: Martín Gómez Ravetti
Primeiro Coorientador: Thiago Henrique Nogueira
Primeiro membro da banca : Reinaldo Morabito Neto
Segundo membro da banca: Geraldo Robson Mateus
Terceiro membro da banca: Felipe Campelo Franca Pinto
Quarto membro da banca: Eduardo Gontijo Carrano
Resumo: A globalização e o rápido crescimento do e-commerce têm ajudado na mudança dos hábitos de compra de bens e serviços, aumentando a complexidade dos ambientes logísticos. Cross-docking é uma solucão logística com o objetivo de mover produtos diretamente de diferentes fornecedores ou fabricantes e consolidá-los em destinos de entrega final comuns sem armazenamento de longo prazo. Essa estratégia permite agilidade nas entregas e redução dos custos de armazenagem e transporte, além de elevar o nível do serviço logístico. O sucesso da estratégia depende de uma operação de transbordo eficiente. Este trabalho realiza um estudo de sequenciamento de caminhões em um centro de cross-docking. Os objetivos específicos envolvem o desenvolvimento de modelos, algoritmos e métodos de resolução para o problema de sequenciamento de caminhões em centros de cross-docking, adicionando aspectos de incerteza. O problema é inicialmente modelado como um problema de sequenciamento flow shop de duas máquinas com restrições de precedência, com o objetivo de minimizar o makespan, e posteriormente generalizado para o caso de múltiplas docas paralelas. Propomos um método híbrido baseado em uma técnica de relaxação Lagrangiana por meio do algoritmo do volume. Usando informações dos multiplicadores de Lagrange, heurísticas construtivas com procedimentos de busca local geraram boas soluções viáveis. Através de uma série de cortes, a metodologia encontra limites estreitos para tamanhos de instância pequenos e grandes, superando os resultados atuais. Para aproximar nossa abordagem da operação real de cross-docking, incorporamos incerteza na data de chegada dos caminhões. Uma abordagem de resequenciamento é fornecida, e um novo algoritmo para resolver o problema de sequenciamento de caminhões com múltiplas docas sob incerteza na data de chegada do caminhão é proposto. Estudamos dois problemas de otimização, o problema de minimizar o Makespan (Problema Cmax) e o problema de minimizar o Tempo Total de Conclusão Ponderado (Problema WC). Comparamos três metodologias e mostramos que o método de resequenciamento pode apoiar os gestores em suas operações diárias de cross-docking, lidando de forma eficiente com dados dinâmicos e incertos, levando a boas decisões muito rapidamente.
Abstract: Globalization and the rapid growth of e-commerce have helped change purchase goods and service habits, increasing the complexity of logistics environments. Cross-docking is a logistics solution aiming to move products directly from di erent suppliers or manufacturers and consolidate them to common final delivery destinations without long-term storage. This strategy allows for fast deliveries and reduced warehousing and transportation costs while increasing logistical service. The success of the strategy depends on an e cient transshipment operation. This work undertakes a study of truck scheduling in a cross-docking center. The specific goals involve developing models, al- gorithms, and resolution methods for the truck scheduling problem in cross-docking centers, adding aspects of uncertainty. The problem is first modeled as a two-machine flow shop scheduling problem with precedence constraints to minimize the makespan and later generalized it to the parallel-dock case. We propose a hybrid method based on a Lagrangian relaxation technique through the volume algorithm. Using information from the Lagrangian multipliers, constructive heuristics with local search procedures generate good feasible solutions. With a series of cuts, the methodology finds tight bounds for small and large instance sizes, outperforming current results. To approx- imate our approach to the real cross-docking operation, we incorporate uncertainty in truck arrival times. A rescheduling approach is provided, and a novel algorithm for solving multi-dock truck scheduling problems is proposed under truck arrival time uncertainty. We discuss two optimization problems, the problem of minimizing the Makespan (Problem Cmax) and the problem of minimizing the Total Weighted Com- pletion Time (Problem WC). Extensive experimentation allows us to compare three methodologies and show that the rescheduling methodology can support managers in their daily cross-docking operations, e ciently handling dynamic and uncertain data, making good decisions quickly.
Assunto: Engenharia de produção
Incerteza
Logística
Idioma: eng
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ENG - DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA PRODUÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção
Tipo de Acesso: Acesso Restrito
URI: http://hdl.handle.net/1843/38843
Data do documento: 9-Jul-2021
Término do Embargo: 9-Jul-2023
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