Use este identificador para citar o ir al link de este elemento:
http://hdl.handle.net/1843/38847
Tipo: | Artigo de Evento |
Título: | Analisando filmes sobre sound-systems: Sound Business e Babylon |
Autor(es): | Leonardo Álvares Vidigal |
Resumen: | Filmes sobre sound-systems são parte integrante de um conjunto maior de películas que tematizam o gênero musical conhecido como reggae, que tomou a forma como o conhecemos na ilha da Jamaica e hoje se encontra mundializado. Os donos de sound-systems começaram a produzir música local na ilha caribenha para alimentar as suas equipes de som com faixas musicais inéditas, mostrando a importância desses coletivos para o desenvolvimento da música. Desde os anos 1970 vários longas, médias e curtas-metragens trataram dessa cultura, que hoje se encontra disseminada pelos cinco continentes. Neste artigo, serão abordados dois exemplos que podem ser considerados emblemáticos na forma como os sound-systems são abordados: Babylon (Franco Rosso, 1981) e Sound Business (Molly Dineen (1981), dois filmes realizados no Reino Unido. Eles devem ser analisados segundo suas dimensões materiais, corporais e socioculturais, além das estratégias de filmagem, captação e montagem sonora. |
Asunto: | Documentário (Cinema) Reggae (Música) Crítica cinematográfica Cinema |
Idioma: | por |
País: | Brasil |
Editor: | Universidade Federal de Minas Gerais |
Sigla da Institución: | UFMG |
Departamento: | EBA - DEPARTAMENTO DE FOTOGRAFIA |
Tipo de acceso: | Acesso Aberto |
URI: | http://hdl.handle.net/1843/38847 |
Fecha del documento: | 2019 |
metadata.dc.url.externa: | https://conferencias.ufrj.br/index.php/jisma/jisma/paper/view/2687 |
metadata.dc.relation.ispartof: | Jornada Interdisciplinar de Som e Música no Audiovisual |
Aparece en las colecciones: | Artigo de Evento |
archivos asociados a este elemento:
archivo | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
Analisando filmes sobre sound-systems.pdf | 536.74 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.