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Type: Tese
Title: Estratéia de influência: o ganho de vantagens competitivas de empresas em suas relações com o Estado.
Authors: Rui Fernando Correia Ferreira
First Advisor: Reynaldo Maia Muniz
First Co-advisor: Bruno Carazza dos Santos
First Referee: Carlos Alberto Gonçalves
Second Referee: Jonathan Simões Freitas
Third Referee: Wagner Pralon Mancuso
metadata.dc.contributor.referee4: Manoel Leonardo Wanderley Duarte Santos
Abstract: As relações empresas-Estado constituem um problema empírico associado ao processo político-econômico brasileiro. Uma de suas características prende-se à observação das ações e dos mecanismos atrelados aos interesses defendidos pelas empresas e pelo Estado. Este trabalho apresenta o conceito de estratégia de influência que compreende o conjunto de ações complexas organizadas em processos de influência, relacionais, públicos, privados e de conflito que ocorrem na relação empresas-Estado, cujo o objetivo é influenciar o processo decisório em suas diferentes esferas do Estado. Isso para obter ganhos de vantagens competitivas em termos de: aspectos regulatórios, desonerações fiscais, ganhos de contratos públicos e influência na burocracia pública, proporcionando vantagens econômicas e/ou legislativas, em busca da manutenção do equilíbrio de mercado em oligopólios e monopólios e da criação de mercados para determinados grupos de interesse. A partir deste conceito, a questão a ser respondida é: Como ocorre a estratégia de influência na relação entre as empresas e o Estadono Brasil? O objetivo consistiu em: Categorizar e explicar casos da estratégia de influência ocorridos no Brasil. O objeto empírico deste estudo foram as delações realizadas para operação “Lava Jato” de executivos da Odebrecht e da JBS. A primeira etapa do estudo foi qualitativa e descritiva – em que o material foi estruturado em cronologias de eventos e analisado mediante a análise de conteúdo, identificando 23 casos de estratégia de influência. Na segunda etapa, comparativa e analítica – os casos identificados foram analisados com base na Qualitative Comparative Analysis (QCA) e na Coincidence Analysis (CNA) para comparar as confingurações causais suficientes para explicar o resultado positivo da estratégia de influência. Os resultados apontaram a presença dos processos de influência e dos processos relacionais em todos os casos observados, configurando as condições constantes para a estratégia de influência. Ainda, constatou-se que há diferentes estratégias que variam de acordo com o âmbito e o objetivo da estratégia de influência, e confrmou-se a estrutura organizacional de um modus operandi próprio para a execução e o controle da estratégia de influência executada pelos grupos empresariais analisados.
Abstract: State-enterprise relations constitute an empirical problem associated with the Brazilian political-economic process. One of its characteristics is the observation of the actions and the mechanisms linked to the interests defended by the companies and the State. This paper presents the concept of strategy of influence that comprises the set of complex actions organized in processes of influence, relational, public, private and conflict that occur in the relationship state-enterprise, whose objective is to influence the decision-making process in its different spheres of State. This is to gain competitive advantages in terms of regulatory aspects, tax exemptions, public procurement gains and influence on public bureaucracy, providing economic and/or legislative advantages in pursuit of market equilibrium in oligopolies and monopolies, and the creation of markets for certain interest groups. From this concept, the question to be answered is: How does the strategy influence the relationship between companies and the State in Brazil? The objective was to: Categorize and explain cases of the influence strategy that occurred in Brazil. The empirical object of this study was the plea bargain made for the Lava Jato operation of Odebrecht and JBS executives. The first stage of the study was qualitative and descriptive - in which the material was structured in chronologies of events and analyzed through content analysis, identifying 23 cases of influence strategy. In the second step, comparative and analytical - the identified cases were analyzed based on Qualitative Comparative Analysis (QCA) and Coincidence Analysis (CNA) to compare sufficient causal configurations to explain the positive outcome of the influence strategy. The results showed the presence of the influence processes and the relational processes in all the observed cases, configuring the constant conditions for the influence strategy. Also, it was verified that there are different strategies that vary according to the scope and the objective of the influence strategy, and the organizational structure of structure of an own modus operandi for the execution and control of the influence strategy executed by the business groups analyzed.
Subject: Administração
Parceria público-privada
Planejamento empresarial
Concorrência
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: FACE - FACULDADE DE CIENCIAS ECONOMICAS
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Administração
Rights: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38871
Issue Date: 13-Nov-2018
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