Use este identificador para citar o ir al link de este elemento: http://hdl.handle.net/1843/38889
Tipo: Artigo de Periódico
Título: "Roupa de um corpo invisível". O tema da moda na Teoria estética de T. W. Adorno
Título(s) alternativo(s): “Dress of an invisible body”. The fashion in T. W. Adorno’s Aesthetic Theory
Autor(es): Rodrigo Antônio de Paiva Duarte
Resumen: Desde meados do século XIX, intelectuais como Charles Baudelaire, no seu ensaio “O artista da vida moderna”, e Georg Simmel, em sua Filosofia da mo-da, tomaram a moda como objecto de suas reflexões teóricas sobre a cultura e a sociedade. Na década de 1930, Walter Benjamin, principalmente no seu projeto das passagens parisienses, enfocou frutiferamente o papel desempenhado pela moda na cultura do século XIX e no início do século XX, indicando tanto o seu aspecto de alienação fetichista quanto o de sua aproximação anti-ideológica da arte. Mais de trinta anos depois, em sua Teoria estética, Theodor Adorno, levando em consideração as contribuições de Baudelaire e de Benjamin, abordou o tópico da moda, considerando, por um lado, a sua sujeição à indústria cultural e, por outro, a possibilidade do que ele chamou de “inervação" entre a moda e a arte autêntica, por meio da qual essa tem a vantagem de estar sempre atualizada, evitando, no entanto, uma atitude sub-serviente à indústria cultural.
Abstract: Since the middle of the 19th century, intellectuals like Charles Baudelaire, in his essay “The Artist of Modern Life" and Georg Simmel, in his Philosophy of Fashiontook fashion as a subject of their theoretical reflections on culture and society. In the decade of 1930 Walter Benjamin, mainly in his project of Paris’ passages, focusedquite fruitfully on the role fashion played in the cultu-re of the 19th and beginning of the 20th centuries, pointing to the aspects both of alienating fetishism and of anti-ideological proximity of art. More than thirty years later, in his Aesthetic Theory, Theodor Adorno, taking into account the contributions of Baudelaire and Benjamin, approached the topic of fashion, considering, on one hand, its submission to the dictation of culture industry and, on the other hand, the possibility of what he calls “innervation" between fashion and the authentic art, through which this one takes advantage of being always up to date, avoiding nonetheless fashion's subservient attitude towards the culture industry.
Asunto: Baudelaire, Charles, 1821-1867
Simmel, Georg, 1858-1918
Benjamin, Walter, 1892-1940
Adorno, Theodor W., 1903-1969
Indústria cultural
Moda
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Institución: UFMG
Departamento: FAF - DEPARTAMENTO DE FILOSOFIA
Tipo de acceso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/38889
Fecha del documento: 2020
metadata.dc.url.externa: http://constelaciones-rtc.net/article/view/3631
metadata.dc.relation.ispartof: Constelaciones: Revista de Teoría Crítica
Aparece en las colecciones:Artigo de Periódico

archivos asociados a este elemento:
archivo Descripción TamañoFormato 
rodrigoRoupaCorpo.pdf5.06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Los elementos en el repositorio están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, salvo cuando es indicado lo contrario.