Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39032
Type: Tese
Title: Paradoxos em torno da educação urbana: relações entre cidadania e construção do espaço público na cidade de Belo Horizonte
Authors: Ana Paola da Silva Alves
First Advisor: Raquel Garcia Gonçalves
First Co-advisor: Tiago Castela
Abstract: A tese discute o caráter pedagógico de experiências espaciais em espaços públicos na cidade de Belo Horizonte, a partir da compreensão de que essas práticas coletivas reconfiguram não apenas os espaços públicos, mas também as subjetividades envolvidas nessas ações. Analisar a vinculação entre educação e cidade implica em considerar os paradoxos que envolvem essa relação: se por um lado, as experiências urbanas podem consistir em práticas que desafiam e questionam a concepção tecnocrática de cidade – alinhadas às práticas pedagógicas que buscam formar subjetividades críticas, capazes de atuar e modificar as contradições do contexto social, exercitando a cidadania –; por outro lado, as experiências urbanas podem ser práticas que se conformam às regulações disciplinadoras dos modos de vivenciar a cidade – alinhadas com a formação de indivíduos acríticos e passivos, condizentes com o modelo pedagógico ocidental hegemônico. Inspirada pela teoria pedagógica de Paulo Freire (1967), a tese sugere que, enquanto práticas contra-hegemônicas, as ações que subvertem os modos impostos para vivenciar os espaços públicos da cidade são as que constituem uma “educação urbana”, ou seja, uma pedagogia que contesta as relações de privilégios, que atua na conformação de sujeitos autônomos e de espaços públicos mais democráticos. Nessa perspectiva, são analisadas duas realidades urbanas na cidade de Belo Horizonte, sendo a primeira, um espaço planejado para o lazer, implantado entre bairros de classe média e alta e uma área de vilas e favelas (Parque da Barragem Santa Lúcia – nome popular pelo qual o espaço é conhecido); e a segunda, a práxis social do bloco de carnaval de rua e de favela denominado Seu Vizinho, incluindo os espaços (flexíveis) conformados a partir das ações do grupo. As análises contam com dados da experiência etnográfica e da vivência da autora nas realidades destacadas.
Abstract: This thesis aims to discuss pedagogical character of spatial experiences in public spaces in the city of Belo Horizonte, based on the understanding that these collective practices reconfigure not only public spaces, but also the subjectivities involved in these actions. To analyze the link between education and the city implies considering the paradoxes surrounding this relationship: if, by one side, the urban experiences may consist in practices that defies and questions the technocratic conception of the city – aligned to pedagogical practices that seek to form critical subjectivities, capable of acting and modifying the contradictions of social context, exercising citizenship - on the other side, urban experiences can be practices molded by disciplinary regulations of ways of living the city – aligned with formation of uncritical and passive individuals, consistent with hegemonic western pedagogic model. Inspired by the pedagogic theory of Paulo Freire (1967), thesis may suggest that, while non-hegemonic practices, the actions that may subverts imposed ways to live public spaces in the city are those that constitutes an “urban education”, which means a pedagogy that disputes the privilege relationships, acting conforming autonomous subjects and more democratic public spaces. Under this perspective, two urban realities in the city of Belo Horizonte are analyzed. The first one, a leisure planned space implemented between a medium, a high-income neighborhood and a village and slum areas (Santa Lúcia Dam Park, popular name, by which the space is Known); and the second one, the social praxis of a street and slum Carnival parade called Seu Vizinho (your Neighbor), including the (flexible) spaces molded by the actions of this group. The analysis presents compiled data of ethnographic experience and the author’s own living experience on both highlighted realities.
language: por
metadata.dc.publisher.country: Brasil
Publisher: Universidade Federal de Minas Gerais
Publisher Initials: UFMG
metadata.dc.publisher.department: ARQ - ESCOLA DE ARQUITETURA
metadata.dc.publisher.program: Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo
Rights: Acesso Aberto
metadata.dc.rights.uri: http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/pt/
URI: http://hdl.handle.net/1843/39032
Issue Date: 24-Nov-2021
Appears in Collections:Teses de Doutorado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
TESE FINAL Ana Paola ENTREGA BIBLIOTECA UFMG.pdf7.87 MBAdobe PDFView/Open


This item is licensed under a Creative Commons License Creative Commons