Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://hdl.handle.net/1843/39108
Tipo: Dissertação
Título: Análise da mobilidade em redes veiculares usando diferentes tipos de grafods
Autor(es): Gabriel Ribeiro Diniz
Primeiro Orientador: Antonio Alfredo Ferreira Loureiro
Primeiro Coorientador: Felipe Domingos da Cunha
Primeiro membro da banca : Fátima de Lima Procópio Duarte Figueiredo
Segundo membro da banca: João Guilherme Maia de Menezes
Resumo: As redes veiculares são um sistema de comunicação entre veículos que permite a interação e a troca de informações destes automóveis. Uma das dificuldades enfrentadas por essas redes é a comunicação, pela mudança frequente na topologia da rede. Por este motivo, diversos estudos têm sido feitos com o intuito de entender a mobilidade e, consequentemente, as aplicações que visam aprimorar a experiência dos motoristas e passageiros no tráfego. Na literatura, a modelagem da mobilidade veicular é frequentemente feita usando um grafo instantâneo, agregado ou temporal. Este trabalho compara o impacto dessas três abordagens nas análises das redes veiculares, além de discutir as vantagens e as desvantagens de cada uma. O objetivo foi entender como os resultados podem variar dependendo do modelo utilizado. Após realizar as análises, foi possível identificar que no grafo agregado, os resultados acabam sendo "exagerados" pois todos os contatos existentes nos quinze minutos são agregados em um único grafo. Já no grafo instantâneo, é possível analisar a curva do comportamento de cada métrica ao longo do dia. Ainda assim, existe uma grande perda de informação nessa abordagem. Por fim, na análise do grafo temporal apresenta de forma clara e legítima como cada métrica se comporta ao longo do dia.
Abstract: Vehicle networks are a communication system between vehicles that allows the interaction and information exchange. One of the difficulties faced by these applications is the communication due to the frequent change in the network topology. For this reason, several studies have been done in order to understand the traffic and, consequently, the applications that aim to improve the experience of drivers and passengers in a traffic scenario. In the literature, the modeling of the vehicle mobility is often done using an instantaneous, or aggregate or temporal graph. This work compares the impact of these three approaches on the vehicle network analysis and discusses the advantages and disadvantages of each one. The goal is to understand how results may vary depending on the model used.
Assunto: Computação – Teses.
Redes veiculares – Teses.
Redes de computadores – Confiabilidade – Teses.
Grafos temporais - Teses.
Idioma: por
País: Brasil
Editor: Universidade Federal de Minas Gerais
Sigla da Instituição: UFMG
Departamento: ICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO
Curso: Programa de Pós-Graduação em Ciência da Computação
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
URI: http://hdl.handle.net/1843/39108
Data do documento: 11-Dez-2020
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