Please use this identifier to cite or link to this item: http://hdl.handle.net/1843/39108
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.advisor1Antonio Alfredo Ferreira Loureiropt_BR
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8886634592087842pt_BR
dc.contributor.advisor-co1Felipe Domingos da Cunhapt_BR
dc.contributor.referee1Fátima de Lima Procópio Duarte Figueiredopt_BR
dc.contributor.referee2João Guilherme Maia de Menezespt_BR
dc.creatorGabriel Ribeiro Dinizpt_BR
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7937564359174392pt_BR
dc.date.accessioned2022-01-17T16:33:27Z-
dc.date.available2022-01-17T16:33:27Z-
dc.date.issued2020-12-11-
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/1843/39108-
dc.description.abstractVehicle networks are a communication system between vehicles that allows the interaction and information exchange. One of the difficulties faced by these applications is the communication due to the frequent change in the network topology. For this reason, several studies have been done in order to understand the traffic and, consequently, the applications that aim to improve the experience of drivers and passengers in a traffic scenario. In the literature, the modeling of the vehicle mobility is often done using an instantaneous, or aggregate or temporal graph. This work compares the impact of these three approaches on the vehicle network analysis and discusses the advantages and disadvantages of each one. The goal is to understand how results may vary depending on the model used.pt_BR
dc.description.resumoAs redes veiculares são um sistema de comunicação entre veículos que permite a interação e a troca de informações destes automóveis. Uma das dificuldades enfrentadas por essas redes é a comunicação, pela mudança frequente na topologia da rede. Por este motivo, diversos estudos têm sido feitos com o intuito de entender a mobilidade e, consequentemente, as aplicações que visam aprimorar a experiência dos motoristas e passageiros no tráfego. Na literatura, a modelagem da mobilidade veicular é frequentemente feita usando um grafo instantâneo, agregado ou temporal. Este trabalho compara o impacto dessas três abordagens nas análises das redes veiculares, além de discutir as vantagens e as desvantagens de cada uma. O objetivo foi entender como os resultados podem variar dependendo do modelo utilizado. Após realizar as análises, foi possível identificar que no grafo agregado, os resultados acabam sendo "exagerados" pois todos os contatos existentes nos quinze minutos são agregados em um único grafo. Já no grafo instantâneo, é possível analisar a curva do comportamento de cada métrica ao longo do dia. Ainda assim, existe uma grande perda de informação nessa abordagem. Por fim, na análise do grafo temporal apresenta de forma clara e legítima como cada métrica se comporta ao longo do dia.pt_BR
dc.languageporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Minas Geraispt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.publisher.departmentICX - DEPARTAMENTO DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃOpt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Ciência da Computaçãopt_BR
dc.publisher.initialsUFMGpt_BR
dc.rightsAcesso Abertopt_BR
dc.subjectRedes Veicularespt_BR
dc.subjectAnálisept_BR
dc.subjectMobilidadept_BR
dc.subjectConfiabilidadept_BR
dc.subjectGrafos Temporaispt_BR
dc.subject.otherComputação – Teses.pt_BR
dc.subject.otherRedes veiculares – Teses.pt_BR
dc.subject.otherRedes de computadores – Confiabilidade – Teses.pt_BR
dc.subject.otherGrafos temporais - Teses.pt_BR
dc.titleAnálise da mobilidade em redes veiculares usando diferentes tipos de grafodspt_BR
dc.typeDissertaçãopt_BR
Appears in Collections:Dissertações de Mestrado

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
ANALISE DA MOBILIDADE EM REDES VEICULARES USANDO DIFERENTES TIPOS DE GRAFOS.pdf9.25 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.